domingo, 27 de abril de 2014

ONU espera “acordo histórico” em cimeiras sobre alterações climáticas de Lima e Paris


ONU espera “acordo histórico” em cimeiras sobre alterações climáticas de Lima e Paris
Por Agência Lusa
publicado em 26 Abr 2014 – (jornal) i online

Robert Orr é o responsável pela organização da cimeira sobre Alterações Climáticas, na qual se procura que os líderes mundiais façam anúncios que impulsionem as negociações sobre o tema
A ONU espera que, nas próximas conferências sobre Alterações Climáticas, em Lima e em Paris, seja alcançado um “acordo histórico”, disse, esta sexta-feira, o secretário-geral adjunto para o planeamento de políticas da organização.

“Lima e Paris são as duas etapas em que devemos conseguir um acordo histórico, apesar de ser uma negociação muito complicada”, afirmou Robert Orr, em declarações aos jornalistas, após um encontro, em Lima, com o Presidente peruano, Ollanta Humala, com quem discutiu os preparativos da cimeira, que decorre em dezembro.

“Precisamos que todos saiam de Lima com resultados concretos”, realçou, ao observar que “este tipo de negociação não se conclui num dia”, sendo, por isso, necessário que sejam adotados alguns passos em cada etapa, de acordo com declarações citadas pela agência estatal andina e reproduzidas pela Efe.

O representante da ONU encontra-se no Peru para abordar com as autoridades locais aspetos relacionados com a cimeira de setembro, a ter lugar em Nova Iorque, e com a de dezembro, em Lima, informou o departamento de imprensa da presidência peruana. Já a cimeira de Paris vai decorrer no próximo ano.

Robert Orr é o responsável pela organização da cimeira sobre Alterações Climáticas, na qual se procura que os líderes mundiais façam anúncios que impulsionem as negociações sobre o tema.


O assessor das Nações Unidas reuniu-se ainda com os ministros do Ambiente, da Produção e da Economia e Finanças do Peru, respetivamente, Manuel Pulgar-Vidal, Piero Ghezzi e Luis Miguel Castilla.

Sem comentários: