Praças de Saldanha e Picoas vão
ganhar passeios, árvores e ciclovia
Câmara de Lisboa quer dar mais espaço aos peões, o que implica reduzir o
estacionamento na via pública neste que é um dos eixos estruturantes de Lisboa.
Obras deverão custar 1,5 milhões de euros
O programa Uma Praça em Cada
Bairro prevê a construção, até 2017, de três dezenas de “pontos de encontro da
comunidade local”, diz a câmara
Marisa Soares /
12-3-2015 / PÚBLICO
Câmara quer
alterar a circulação em rotunda do Saldanha. Deixará de haver estacionamento
frente à PT
Duas praças, a
mesma lógica: dar mais espaço aos peões, permitir a criação de esplanadas, plantar
árvores, construir uma ciclovia, reorganizar o trânsito e eliminar lugares de
estacionamento. É nisto que assenta a proposta da Câmara de Lisboa para a Praça
Duque de Saldanha e para Picoas, duas das 30 zonas consideradas de intervenção
prioritária no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro.
Durante a fase de
auscultação pública, a população apontou os principais problemas daquelas duas
zonas, onde residem cerca de 24 mil pessoas e existe uma forte densidade de
empresas. A maioria considerou o trânsito “muito mau”, deu má nota às condições
de acessibilidade para deficientes, queixou-se do mobiliário urbano (como
bancos) e dos parques infantis, reclamou da limpeza das ruas e do estado dos
ecopontos.
Nesta
segunda-feira, a câmara apresentou uma proposta para revolucionar aquele que é
um dos principais eixos de atravessamento da cidade, entre o Marquês de Pombal
e o Campo Pequeno. A intervenção, assente em obras “não muito pesadas”
sobretudo ao nível do pavimento, deverá custar 1,5 milhões de euros, segundo
Pedro Dinis, chefe da divisão de projectos e estudos urbanos. O objectivo é
arrancar com as obras no início de 2016.
Na Praça Duque de
Saldanha mantêm-se as faixas de trânsito principais, que atravessam o centro da
praça, mas a circulação em rotunda será transposta para as faixas actualmente
utilizadas para estacionamento e praça de táxis. Esta alteração vai permitir
aumentar a dimensão do passeio junto ao edificado — em algumas zonas poderá ter
15 metros de largura — e introduzir mobiliário urbano, árvores e zonas de
estadia, novos quiosques, diz o arquitecto. Será garantido o acesso ao hotel
recentemente inaugurado e às cargas e descargas em frente aos dois centros
comerciais na zona.
A proposta
camarária prevê o corte da ligação entre a rotunda e a Avenida Praia da
Vitória. Esta passará a ter “um carácter local”, de velocidade reduzida e
estacionamento reservado a residentes com dístico da Emel. Em cada um dos lados
da avenida (nascente e poente) ficarão situadas duas praças de táxi.
Junto aos
passeios da praça será construída uma ciclovia, que terá continuidade até ao
Marquês de Pombal através da Avenida Fontes Pereira de Melo. Numa primeira
fase, esta ciclovia vai também ligar o Saldanha à Avenida Duque de Ávila (onde
já existe uma via para bicicletas) e mais tarde até ao Campo Grande.
Na Avenida Fontes
de Pereira de Melo será construído um separador central e corredores de árvores
ao longo dos passeios, dos dois lados da rua. Na zona de Picoas — área
compreendida entre o Fórum Picoas Plaza, o Imaviz, o Sheraton, o Saldanha
Residence e o edifício da PT — está igualmente previsto o “aumento substancial
da área pedonal”, junto aos prédios. Desaparece o estacionamento em frente ao
Imaviz e ao edifício da PT. “É verdade que se perdem lugares à superfície, mas
muitos carros estacionam ali ilegalmente e na zona há 1700 lugares em parques
subterrâneos”, indica Pedro Dinis, sublinhando que será reestruturado o
estacionamento de motociclos.
A câmara quer
também eliminar a via de viragem à esquerda (hoje possível para quem sobe a
Fontes Pereira de Melo) para a Rua Latino Coelho. Segundo Pedro Dinis, o estudo
de tráfego que está a ser elaborado para esta zona indicou que “o maior fluxo
de procura da Latino Coelho é de norte para sul (sentido Saldanha-Marquês de
Pombal) e não o inverso”. “Retirar a viragem à esquerda é possível se fizermos
duas intervenções: primeiro, tornar a circulação na rotunda do Saldanha mais rápida,
eliminando o acesso da Avenida Praia da Vitória; segundo, criar dois sentidos
na Rua Tomás Ribeiro”, explica o arquitecto.
A ideia é também
mudar o esquema de circulação na Rua Viriato, em frente ao Picoas Plaza,
mantendo apenas o sentido descendente, convertendo o outro sentido numa área
pedonal. Esta mudança implica alterar o sentido na Rua de São Sebastião da
Pedreira, na direcção do Corte Inglés.
Esta proposta já
conta com o que está previsto no projecto de construção de uma torre com 17
andares no gaveto da Avenida Fontes Pereira de Melo com a 5 de Outubro (cujo
pedido de informação prévia foi aprovado na câmara mas está ainda em análise).
Para criar uma praça naquela zona, o projecto contempla ainda a interrupção da
circulação automóvel na 5 de Outubro em frente da Maternidade Alfredo da Costa.
Na apresentação
da proposta camarária esteve presente o presidente da Junta de Freguesia das
Avenidas Novas, Daniel Gonçalves (PSD), que lamentou não conhecer os pormenores
do projecto da torre. Caso avance, esta construção vai levar a uma mudança
radical daquele espaço. Sobre a solução apresentada por Pedro Dinis o autarca
não levantou objecções, tal como a presidente da Junta de Arroios, Margarida
Martins. “É um trabalho bem conseguido, é importante devolver os passeios, os
jardins e as esplanadas às pessoas”, disse a independente eleita pelo PS. O
programa Uma Praça em Cada
Bairro prevê a
construção, até 2017, de três dezenas de “pontos de encontro da comunidade
local”, novos locais de “microcentralidade”. Até agora, a câmara já ouviu a
população e apresentou propostas para Picoas e Saldanha, Praça do Chile,
Avenida da Igreja, Largo de Santos, Rua de Campolide e Rossio de Palma. Na
Avenida da Igreja, por exemplo, na freguesia de Alvalade, um troço será fechado
ao trânsito automóvel (afecto apenas à circulação de transportes públicos,
cargas e descargas) para dar mais espaço ao peão e será criado um estacionamento
subterrâneo com 200 lugares junto ao mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário