Nova directora do Museu
Gulbenkian deverá ser a inglesa Penelope Curtis
LUCINDA CANELAS
20/03/2015 - PÚBLICO
A historiadora de arte e comissária está hoje à frente da Tate Britain.
Gulbenkian não confirma nomeação.
O concurso para a
direcção do Museu Gulbenkian deverá ficar concluído em breve e o mais provável
é que o nome a anunciar pela fundação seja o de Penelope Curtis, historiadora
de arte especializada em escultura que em 2009 se tornou a primeira mulher
nomeada para a direcção da Tate Britain, em Londres, instituição que é, na
prática, o museu nacional de arte britânica.
O nome de Curtis,
que nasceu em 1961 e que tem no seu currículo a Tate Gallery de Liverpool, onde
foi comissária de exposições, e o Instituto Henry Moore em Leeds, onde
desempenhou as mesmas funções, não foi ainda confirmado pela Fundação
Gulbenkian. Contactada pelo PÚBLICO, Elisabete Caramelo, directora de
comunicação, disse apenas que o processo de selecção do novo director não está
concluído.
Curtis deverá
substituir no cargo João Castel-Branco Pereira, historiador de arte que dirigiu
o museu desde 1998 e que no final do ano passado anunciou que se iria reformar.
A confirmar-se, a
nomeação porá termo a um concurso internacional que contou com a contribuição
de uma empresa de recrutamento britânica especializada na área cultural - a Liz
Amos Associates, que tem a própria Tate Britain entre os seus principais
clientes - e com um júri nomeado pela fundação, cuja composição não foi
divulgada.
No anúncio do
concurso publicado no site da Gulbenkian, informava-se que o futuro director
seria responsável por “orientar a implementação de um plano de gestão que, em
2017, apresentará uma estrutura unificada de apoio às actividades da Fundação,
no âmbito das artes visuais e decorativas”. Uma formulação que parece prever
uma relação muito próxima entre o museu e o Centro de Arte Moderna (CAM) da
fundação, algo que hoje não existe.
Esta
interpretação deixa de ser apenas uma possibilidade quando se consulta a página
da Liz Amos Associates na Internet e se lê, com maior detalhe, o que se
esperava de um candidato a esta direcção, cujo concurso terminou em Dezembro do
ano passado: o conselho de administração da Gulbenkian pretende que o escolhido
venha a ter “responsabilidades adicionais no fomento da colaboração com o
Centro de Arte Moderna, em articulação com a sua directora, Isabel Carlos”,
criando, “a partir de 2017, um programa de exposições inter-relacionado”.
Estará a possível
nomeação de Penelope Curtis na antecâmara de uma reestruturação na área das
artes na fundação?
Dois museus muito
diferentes
O Museu
Gulbenkian e a Tate Britain são distintos. Se o primeiro é muitas vezes
descrito com um dos melhores pequenos museus do mundo - a empresa de
recrutamento contratada pela fundação também o define assim -, a segunda é uma
das grandes galerias da galáxia Tate, de que fazem parte extensões em Liverpool
e St. Ives, bem como a Tate Modern, em Londres, um dos museus de arte
contemporânea mais importantes do panorama internacional.
Mas as diferenças
não se ficam apenas pela escala. O museu lisboeta é o depositário do gosto de
um coleccionador, Sarkis Gulbenkian, e tem em exposição cerca de um milhar das
seis mil peças reunidas pelo fundador, incluindo arte da antiguidade - do
ocidente (mundo greco-romano) e do oriente (a China, o Japão, o Egipto e o
mundo islâmico, sem esquecer o império assírio, estão representados) -, pintura
europeia com destaque para obras de Édouard Manet ou William Turner, e artes
decorativas, com excepcionais peças de ourivesaria de René Lalique.
A Tate Britain é
um grande museu dedicado à arte britânica, de 1500 à actualidade, e faz parte
de uma complexa malha de instituições. Ainda que nele trabalhe desde Abril de
2010, como historiadora e autora - escreveu, por exemplo, Sculpture 1900-1945:
After Rodin e Patio and Pavilion: The place of sculpture in Modern Architecture
- Curtis está mais familiarizada com o século XX. O CAM, que para além de uma
importante colecção de arte moderna e contemporânea portuguesa, inclui um
acervo de arte britânica dos séculos XX e XXI, está mais próximo do seu
universo enquanto historiadora de arte e comissária.
No ano passado, a
directora da Tate Britain enfrentou duras críticas devido ao decréscimo de
visitantes e a um programa de exposições que parece ter desagradado tanto ao
público como aos especialistas, mas muitos foram os que saíram em sua defesa,
evocando os cortes no investimento no museu, resultantes de uma aposta cada vez
mais forte na Tate Modern.
O PÚBLICO
contactou a Tate Britain, mas foi impossível obter declarações de Penelope
Curtis.
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