sábado, 9 de agosto de 2014

130 mil pessoas já viram Lisboa do topo do Arco da Rua Augusta


130 mil pessoas já viram Lisboa do topo do Arco da Rua Augusta
Para assinalar o primeiro aniversário da abertura do arco, portugueses não pagam para subir ao miradouro hoje de manhã
Marisa Soares / 9-8-2014 / PÚBLICO

Desde que abriu ao público a 9 de Agosto de 2013, o Arco da Rua Augusta em Lisboa já foi visitado por cerca de 130 mil pessoas. Para assinalar o primeiro aniversário da abertura do monumento, os portugueses poderão visitá-lo gratuitamente hoje de manhã.
Em comunicado, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) explica que a entrada é gratuita entre as 9h e as 13h, para portugueses. Fora desse horário (as portas fecham às 19h) e para turistas estrangeiros, o bilhete custa os habituais 2,5 euros e as crianças até aos cinco anos não pagam.
A entrada no monumento também conhecido como Arco do Triunfo fazse pela Rua Augusta, através de uma pequena porta ao lado do arco. Os visitantes podem subir de elevador até ao segundo piso e depois têm de subir quase 30 degraus até ao salão de abóbadas que alberga a maquinaria do relógio do arco. Ali é possível ficar a conhecer um pouco da história deste monumento, que começou a ser pensado em 1759 mas que só ficou pronto em 1875. É preciso subir mais 40 degraus para chegar ao miradouro, no topo, onde se encontra “uma das mais belas e extensas vistas panorâmicas sobre Lisboa”, sublinha a ATL. Dali avistam-se o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé, o Castelo de São Jorge e o Tejo.

A requalificação deste monumento e a instalação do elevador custaram 950 mil euros à ATL.

Sem comentários: