quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rui Moreira terá Valente de Oliveira a mandatário.


Rui Moreira terá Valente de Oliveira a mandatário

Por Margarida Gomes in Público
09/05/2013

Luís Valente de Oliveira, actual líder da Assembleia Municipal do Porto (AMP) e presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, é o mandatário da candidatura do independente Rui Moreira, que vai disputar pela primeira vez um combate autárquico. Considerado como um dos governantes mais experientes de Portugal, Valente de Oliveira, que foi ministro durante dez anos dos governos de Cavaco Silva, tendo ocupado a pasta do Planeamento e Administração do Território, foi um dos apoiantes de primeira hora da candidatura do empresário e presidente da Associação Comercial do Porto, bem como o também ex-ministro de Cavaco, Arlindo Cunha.
Apesar de nunca se envolver na actividade partidária, o presidente da assembleia municipal apoiou, em 1995, a candidatura de Durão Barroso à liderança do PSD, que viria a perder para Fernando Nogueira. E foi pela mão de Durão que, em 2002, regressou ao Governo para desempenhar o cargo de ministro das Obras Públicas e Transportes, cargo que ocupou até Abril de 2003.
A candidatura anuncia sábado os nomes dos diferentes mandatários que vão trabalhar com Rui Moreira, numa sessão marcada para a sede de candidatura O Porto Somos Nós. Ao que o PÚBLICO apurou, Ana Teresa Lehmann, professora visitante em várias universidades internacionais e ex-pro-reitora da Universidade do Porto (Planeamento Estratégico e Relações Empresariais), vai ser a mandatária para área do crescimento económico, emprego e inovação.
O arquitecto Rui Loza, ex-responsável pelo CRUARB (Comissariado para a Reabilitação Urbana da Área Ribeira/Barredo), vai ser o responsável pela regeneração urbana. Para a área da juventude, o mandatário é Luís Rebelo, ex-presidente da Federação Académica do Porto, e para as questões da ética e da coesão social Rui Moreira escolheu Rui Nunes, médico e ex-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. O também médico Paulo Cunha e Silva é o mandatário para a cultura e desenvolvimento.
Devido à apresentação dos mandatários, a sessão Conversas Porto que, habitualmente decorre ao sábado, foi antecipada para sexta-feira.



Sem comentários: