domingo, 12 de maio de 2013

Aumenta o número de britânicos que defendem a saída de Isabel II por razões de saúde.


Aumenta o número de britânicos que defendem a saída de Isabel II por razões de saúde.


 12/05/2013 / Público
Sondagem mostra aumento do número de britânicos que considera que Carlos dará um bom rei.

Cada vez mais britânicos apoiam a ideia de que a Rainha Isabel II, de 87 anos, possa abdicar por razões de saúde, mesmo que uma maioria continue favorável a que a soberana reine até ao fim.

Segundo uma sondagem do Sunday Times, publicada este domingo, realizada pouco depois da abdicação da rainha Beatriz da Holanda a favor do seu filho Willem-Alexander, 53% dos britânicos desejam ver Isabel II no trono até à sua morte.
Mas esta opinião maioritária baixou em relação a uma sondagem realizada em Março. Na altura era 64% os britânicos que apoiavam a continuidade da soberana que subiu ao trono há 61 anos.
E se a rainha ficar “demasiado doente para cumprir as suas funções”, 48% dos inquiridos consideram que ela deve abdicar e 43% dizem que deve manter-se no trono de qualquer maneira (eram 51% a pensar assim em Março).
A sondagem, realizada pelo instituto YouGov junto de 1945 adultos nos dias 9 e 10 passados, revela igualmente um aumento da popularidade do príncipe Carlos, cujo papel tem vindo a ser cada vez mais promovido pelo palácio de Buckingham. O filho mais velho da rainha dará um bom rei para metade dos inquiridos (uma subida de 13 pontos em relação a Maio de 2012)
Isabel II, que decretou no início do seu reinado que estava a ocupar um “trabalho para toda vida” começou a delegar vários compromissos no estrangeiro a outros membros da família real.
Sinal desta evolução, o príncipe Carlos, 64 anos, assistiu na passada quarta-feira pela primeira vez com a sua segunda mulher, Camilla, ao tradicional discurso da rainha na Câmara dos Comuns. E também vai representar a mãe na próxima cimeira da Commonwealth, em Colombo (Sri Lanka), em Novembro.



Sem comentários: