Time Out inicia projecto do Mercado da Ribeira antes
do Verão
09/01/2014 – in Público
Calendário da intervenção no primeiro andar do velho mercado
lisboeta ainda não é conhecido.
A primeira fase do projeto de intervenção da revista Time
Out no Mercado da Ribeira, em Lisboa, dedicada à restauração, deve abrir dentro
de quatro ou cinco meses, disse nesta quinta-feira à Lusa o director da
publicação.
“A obra está a avançar e estamos a apontar para o final do
primeiro semestre deste ano, Maio/Junho” para abrir o espaço, adiantou João
Cepeda.
O responsável da revista esclareceu que a “primeira porta a
abrir” será a do piso zero, dedicada à restauração. As obras deste piso são as
mais adiantadas, até porque os promotores consideram importante inaugurar
primeiro a zona do piso onde já existem outros espaços comerciais.
Ao todo, explicou, irão funcionar cerca de 20 food-corners
[espaços de comida], uma espécie de “mini-restaurantes” instalados nos
espaços/lojas que já existiam.
O projecto de intervenção no primeiro piso e em parte do
rés-do-chão da praça (a venda de frescos mantém-se na restante área) foi
apresentado em Outubro de 2010 pela Câmara Municipal de Lisboa, que promoveu um
concurso público para concessionar aquela área de 5.500 metros quadrados, e
pela Time Out, autora da proposta vencedora.
O primeiro piso do Mercado da Ribeira irá posteriormente ser
ocupado por actividades com "maior pendor cultural". A ideia é que,
quem visite o espaço, tenha uma “experiência semelhante a folhear a revista”,
disse João Cepeda, sem apontar prazos para o desenvolvimento dessa área. Quando
o projecto foi apresentado os promotores afirmaram que no primeiro andar seria
instalado um bar/discoteca e uma pequena sala de espectáculos.
A 24 de Maio de 2012, a revista Time Out inaugurou um quiosque
na Avenida da Liberdade, também em Lisboa. Na altura, o director da publicação
disse à Lusa que o quiosque iria funcionar como “uma espécie de balão de ensaio
do que pode ser o Mercado [da Ribeira]”.
O quiosque, referiu na altura João Cepeda, iria antecipar o
objectivo do projecto do Mercado da Ribeira: “proximidade do público”. O
projecto da Ribeira, que contou com a colaboração dos arquitectos Aires Mateus,
está orçado em mais de quatro milhões de euros.
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