quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Time Out inicia projecto do Mercado da Ribeira antes do Verão


Time Out inicia projecto do Mercado da Ribeira antes do Verão
09/01/2014 – in Público
Calendário da intervenção no primeiro andar do velho mercado lisboeta ainda não é conhecido.
A primeira fase do projeto de intervenção da revista Time Out no Mercado da Ribeira, em Lisboa, dedicada à restauração, deve abrir dentro de quatro ou cinco meses, disse nesta quinta-feira à Lusa o director da publicação.

“A obra está a avançar e estamos a apontar para o final do primeiro semestre deste ano, Maio/Junho” para abrir o espaço, adiantou João Cepeda.

O responsável da revista esclareceu que a “primeira porta a abrir” será a do piso zero, dedicada à restauração. As obras deste piso são as mais adiantadas, até porque os promotores consideram importante inaugurar primeiro a zona do piso onde já existem outros espaços comerciais.

Ao todo, explicou, irão funcionar cerca de 20 food-corners [espaços de comida], uma espécie de “mini-restaurantes” instalados nos espaços/lojas que já existiam.

O projecto de intervenção no primeiro piso e em parte do rés-do-chão da praça (a venda de frescos mantém-se na restante área) foi apresentado em Outubro de 2010 pela Câmara Municipal de Lisboa, que promoveu um concurso público para concessionar aquela área de 5.500 metros quadrados, e pela Time Out, autora da proposta vencedora.

O primeiro piso do Mercado da Ribeira irá posteriormente ser ocupado por actividades com "maior pendor cultural". A ideia é que, quem visite o espaço, tenha uma “experiência semelhante a folhear a revista”, disse João Cepeda, sem apontar prazos para o desenvolvimento dessa área. Quando o projecto foi apresentado os promotores afirmaram que no primeiro andar seria instalado um bar/discoteca e uma pequena sala de espectáculos.

A 24 de Maio de 2012, a revista Time Out inaugurou um quiosque na Avenida da Liberdade, também em Lisboa. Na altura, o director da publicação disse à Lusa que o quiosque iria funcionar como “uma espécie de balão de ensaio do que pode ser o Mercado [da Ribeira]”.


O quiosque, referiu na altura João Cepeda, iria antecipar o objectivo do projecto do Mercado da Ribeira: “proximidade do público”. O projecto da Ribeira, que contou com a colaboração dos arquitectos Aires Mateus, está orçado em mais de quatro milhões de euros.

Sem comentários: