sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A destruição Patrimonial continua na Guerra Junqueiro. Agora através da substituição das portas e portões de acesso aos pátios. ( PSP recupera 12 de Toneladas de Cobre furtado ... mas quem vai recuperar os puxadores das portas de Alvalade, Património insubstituível do Sec. XX ?)

O “Voo do Corvo” publicou o artigo de Margarida Davim / Sol / “Mobiliário Urbano a Saque” / http://ovoodocorvo.blogspot.nl/2013/08/mobiliario-urbano-saque.html  onde o atentado permanente ao importante Património do Conjunto Urbano concebido e executado por Faria da Costa e Duarte Pacheco, através do roubo do seu Mobiliário Urbano tanto no exterior como nos Interiores, é descrito.
Mas junto a isto, assiste-se agora à substituição da suas portas ( e atenção também aos portões de acesso aos pátios interiores ) .
Tudo isto, porque este importante Conjunto Urbano que se estende desde a Alameda ao Júlio de Matos, o chamado Bairro de Alvalade, não só não usufrui de uma Classificação Patrimonial à altura da sua importância e qualidade,assim como o critério de Licenciamento da C.M.L. nào é claro.
Vivi no número 24 da Avenida Guerra Junqueiro toda a minha vida, até aos 20 anos.
No caso do 24 a porta ainda lá está porque o condomínio optou pela sua recuperação e conservação, assim pela manutenção da cabine original do elevador em madeira, apesar das portas de lagarta terem sido substituídas. Também o portão de acesso ao pátio se encontra lá, depois de ter sido automatizado na sua abertura.
No número 26, pelo contrário, não só o portão original de acesso ao pátio foi substituído por horrível sistema automatizado como agora também a sua porta foi substituída.
A necessidade imperativa da Classificação deste conjunto urbano foi descrita por mim em :  
Alvalade ... Sabemos Apreciar ? Reconhecer ? Somos capazes de Proteger ? por António Sérgio Rosa de Carvalho. 22/05/2011
“Todos admiramos o mais importante, coerente e bem sucedido plano urbanístico da Cidade de Lisboa, depois da Baixa ... O Bairro de Alvalade de Faria da Costa.
Mas sabemos reconhecer o seu valor de Unidade ? ... e consequentemente protegê-lo? ...em todas as suas manifestações e características ... abrangendo como Unidade Indivisivel , os seus diferentes periodos desde as típicas avenidas e praças Estado Novo até ao Bairro das Estacas e a Av. Dos E.U.A.?
Há muitos anos que defendo a Classificação Patrimonial como Conjunto Urbano desde a Alameda ao Júlio de Matos.
Olhemos para alguns exemplos e façamos uma comparação Internacional.”

António Sérgio Rosa de Carvalho
Substituição da porta original do número 26 na Avenida Guerra Junqueiro
Imagem: Carlos Medina Ribeiro em “Avenida de Roma “ Facebook.

A porta original do número 26 da Avenida Guerra Junqueiro
Imagem:  Jorge Santos Silva in "Avenida de Roma " Facebook.

O número 24 da Avenida Guerra Junqueiro
 Ok ... encontraram toneladas de cobre ... mas quem vai recuperar os puxadores das portas que têm sido sistemáticamente roubados nas portas da Guerra Junqueiro, Avenida de Roma, etc.
Para quando uma classificação Global como Conjunto Urbano, desde a Alameda até ao Júlio de Matos !?!
António Sérgio Rosa de Carvalho  

O número 24 da Avenida Guerra Junqueiro

O número 22 da Avenida Guerra Junqueiro




O número 20 da Avenida Guerra Junqueiro
Número 43: Porta ADULTERADA na Avenida de Roma

Imagem: Rui Martins Facebook

PSP apreende 12 toneladas de cobre furtado em megaoperação no Norte.

por Joaquim Gomes in Sol online

A PSP apreendeu 12 toneladas de cobre furtado de instalações da EDP e da PT, tendo já detido 18 homens, durante uma megaoperação que ainda decorre na zona Norte do país.
A Equipa Especial de Investigação ao Crime de Furto de Materiais Não Preciosos da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto está, em coordenação com o DIAP do Porto, a desenvolver uma operação de grande envergadura em toda a região norte do país.

Segundo fontes oficiais do Comando Metropolitano da PSP do Porto, «a operação visa um grupo organizado de indivíduos que nos últimos meses se vem dedicando ao furto de cobre»

«Este grupo, composto por cerca de duas dezenas de indivíduos, é suspeito de centenas de furtos qualificados no Norte e Centro do país, nomeadamente nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra e Leiria», adiantaram as mesmas fontes da PSP do Porto.

«Tais furtos visavam essencialmente infra-estruturas de telecomunicações e distribuição de energia eléctrica, bem como dos crimes de receptação do material furtado», referiu ao Sol a Polícia de Segurança Pública.

«A operação policial, que ainda decorre, consiste em várias buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido já realizadas 18 detenções e aprendidos vários objectos relacionados com os crimes em investigação», acrescentou o comandante da operação, subintendente Rui Mendes.

Foram até ao momento apreendidas cerca de 12 toneladas de cobre, na grande maioria proveniente de furtos da rede da PT e EDP, quatro armas de fogo, seis viaturas e cerca de 900 doses de produto suspeito de ser estupefaciente e várias ferramentas utilizadas na prática dos furtos, ainda segundo as primeiras informações avançadas pela PSP/Porto.

A operação tem a colaboração das próprias entidades lesadas, da Autoridade Tributária, do Destacamento da GNR de Penafiel e das Brigada de Protecção Ambiental da PSP do Porto.

Sem comentários: