terça-feira, 22 de julho de 2014

Presidenciais: conversa fora de tempo


Presidenciais: conversa fora de tempo
Por Eduardo Oliveira Silva
publicado em 22 Jul 2014 in (jornal) i online
Dá jeito falar da corrida a Belém para evitar a discussão de problemas e projectos políticos concretos

Guterres, Marcelo, Santana, Rio, Marinho e Pinto, Jerónimo, Louçã? Tanto podem ser estes como outros ainda os candidatos à Presidência da República, e, verdade se diga, alguns têm feito muito para não ser esquecidos e poderem entrar na corrida, nem que seja pela vã glória de perder, tendo como contrapartida o suposto mérito de representar um quadrante político, como se ele não se diluísse no dia a seguir às eleições.

A verdade é que a antecipação para esta altura da discussão dos nomes dos putativos candidatos a Belém (entre os quais, pelos apoios e elogios internacionais que está a granjear, principalmente na Alemanha, bem poderia constar Carlos Costa, actual governador do Banco de Portugal) demonstra duas coisas: a necessidade táctica geral de não discutir a verdadeira situação do país e a ausência de políticas racionais que não se limitem ao paradigma de cumprir cegamente ou romper bruscamente os compromissos de austeridade assumidos com a troika.

Esta tentação está presente especialmente nos partidos do arco da governação. No PS, António Costa fica-se por afirmações genéricas e nada adianta de concreto quanto a propostas de governação, estando centrado em ganhar as eleições internas no partido para depois partir para a conquista das legislativas, sempre sem dar pormenores sobre o que pensa fazer. Para ele, como para Seguro, a questão presidencial vem a calhar, embora o actual secretário-geral não tenha conseguido colar-se tão rapidamente a Guterres como o autarca lisboeta.

Do lado da maioria, o panorama é diferente porque habilmente Passos Coelho não se compromete com nada nem com ninguém, mas manda uns recados por pessoas interpostas, enquanto os eventuais candidatos se posicionam na grelha de partida dividindo o PSD. Portas segue a mesma bitola. Ambos esfregam as mãos de contentamento e alimentam indirectamente as polémicas porque enquanto se fala do PS e dos candidatos a Belém esquece- -se o governo e a catástrofe social em curso.

Na verdade, tirando os posicionamentos individuais e legítimos de cada um dos eventuais candidatos, seria bem mais importante que a discussão política se centrasse na realidade concreta do país e do que há para fazer com urgência. Bem se poderiam estar já a discutir publicamente propostas para as legislativas que ocorrerão meses antes das presidenciais. Em seu abono, diga-se que esse até era o plano de Seguro antes de ser desafiado por António Costa.


Como o calendário tem definido que primeiro há legislativas e depois presidenciais, está bom de ver que, tanto do lado da maioria como das oposições, qualquer dos actuais dirigentes partidários (mesmo o próximo vencedor da pugna do PS) pode ser substituído se perder as legislativas. Basta isso para que as decisões sobre candidatos passem a depender de outros dirigentes, eventualmente com ideias e objectivos diferentes. O calendário real revela bem muito da inutilidade substancial da discussão actual do tema. Neste momento trata-se de um ruído inoportuno, até mesmo para os interessados. Basicamente, só é bom para quem quer fugir à discussão do quotidiano concreto e das soluções de futuro que possam existir, num momento em que estamos bem pior do que alguns apregoam.

Sem comentários: