sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Passos explicou-se. Pena ter demorado tanto, José Manuel Fernandes. Malabarice, por Francisco Louçã


CASO TECNOFORMA
Passos explicou-se. Pena ter demorado tanto
José Manuel Fernandes / 27-9-2014 / OBSERVADOR
Passos deu a resposta que todos lhe pediam: disse "não, não recebi salários". Disse-o tarde, deixando que se instalasse a desconfiança. Mas tal não autoriza pedidos de levantamento do sigilo bancário.

Pedro Passos Coelho foi à Assembleia da República dizer que não recebeu qualquer remuneração regular enquanto foi presidente de uma organização não-governamental, o CPPC, ligado à Tecnoforma. Nem remuneração regular, nem irregular. Garantiu que recebeu apenas o reembolso das despesas que fez ao serviço daquela organização.

Ao contrário do que sucedeu quando anunciou que iria pedir uma clarificação à Procuradoria-Geral da República, desta vez pareceu autêntico. Pareceu ele próprio. De resto, no debate que se seguiu, só um dos líderes da oposição se colocou no mesmo nível: Jerónimo de Sousa. Separou a questão pessoal das questões políticas e colocou perguntas que se podem considerar pertinentes. O oposto do que fez António José Seguro, que teve uma das suas piores prestações de que tenho memória. Uma intervenção que terminou com o mais populista dos desafios: o de levantamento do sigilo bancário. Mas já irei a esse tema.

O tema desta sexta-feira era, ao mesmo tempo, cristalino e nebuloso. Cristalino porque se impunha que Passos Coelho dissesse se tinha ou não recebido pagamentos suscetíveis de serem declarados ao fisco ou de violarem a condição de deputado em regime de exclusividade. Disse, de forma cristalina, que não, não recebeu.

Mas isso não foi tudo: a acumulação de dúvidas nos últimos dias permitiu que a desconfiança se tivesse instalado, e a desconfiança, tal como a confiança, não aparece ou desaparece apenas pela clareza de um discurso. Importa ir às suas raízes, o que neste caso é especialmente importante.

Boa parte da desconfiança existente foi criada pelo próprio Passos Coelho, ao ter demorado demasiado tempo a reagir ao que foi sendo divulgado pelos órgãos de informação. Se o que tinha a dizer era o que disse aos deputados, porque não começou por aí? Porque sugeriu que não se lembrava? Porque seguiu pelo caminho menos ortodoxo de pedir à Assembleia e, depois, à PGR que prestasse esclarecimentos? O primeiro-ministro pode ter tido boas razões para o fazer, mas desconheço-as. Mais: não consigo imaginar que boas razões possam ser essas. E estou convencido que Pedro Passos Coelho vai pagar um preço político por ter deixado que este clima se instalasse.

O clima de desconfiança também existiu, existe e existirá porque a história da Tecnoforma não é uma história bonita nem recomendável (se tiverem dúvidas, vejam este Explicador). É a história de mais uma empresa que vive pendurada em serviços que presta ao Estado, na sua habilidade não para gerar valor, mas para encontrar os subsídios certos. Há milhares de empresas dessas, pois o regime em que vivemos favorece a sua proliferação, mas isso não torna mais nobre a passagem de Passos Coelho por este tipo de actividade.

Finalmente há uma outra questão que está na origem da desconfiança e que funcionou como uma espécie de vírus. Refiro-me à denuncia anónima. Uma denúncia anónima é sempre um acto cobarde. Uma coisa é pedir protecção para fazer uma denúncia difícil, que pode implicar riscos para os próprios – outra é fazê-lo a coberto do anonimato total. Sem qualquer ónus de prova. Procurando transformar o acusado em culpado, pois até houve quem, referindo-se de um político, disse ser aceitável a inversão do ónus da prova.

Se aceitássemos esse tipo de regras, aceitaríamos as regras da selvajaria. Qualquer ser vivo poderia acusar quem quer que entendesse e, num clima de forte desconfiança face a tudo quanto são políticos, isso seria logo uma acusação, porventura uma condenação antecipada. Caberia ao acusado provar a sua inocência, não à mão que se esconde por trás da cortina fornecer os elementos necessários a uma condenação.

Sou dos que acham que crimes que eventualmente envolvam titulares de cargos públicos podem prescrever juridicamente, mas não prescrevem politicamente. Mas também sei que isso é uma faca de dois gumes. As garantias de defesa que qualquer cidadão tem num processo judicial ou num tribunal não existem para um político nas páginas de um jornal, e isso não é necessariamente bom, sobretudo se tudo o que tivermos de evidência for… uma denúncia anónima, inverificável.

Cavalgar esta onda de desconfiança para pedir o levantamento do sigilo bancário, como fez António José Seguro, é populista e desvairado. Tornaria ainda mais difícil encontrar alguém de qualidade que se prestasse a servir a causa pública, pois o risco de ver toda a vida devassada seria tremendo. E seria ineficaz: os verdadeiros vigaristas não deixam rasto dos seus movimentos em contas bancárias vulgares: o seu dinheiro circula por outros lados. A nossa democracia seria uma democracia pior se a fuga em frente do candidato a candidato a primeiro-ministro do PS fosse seguida pelos outros partidos – mas nem a extrema-esquerda parlamentar deu sinais de o querer fazer.


É possível que exista informação ainda desconhecida que desminta as garantias formais de Passos. Mas sem essa informação, fazer política com base na suspeição e na desconfiança é perigoso e condenável. O primeiro-ministro deu as respostas que lhe pediam – deu-as demasiado tarde, mas deu-as. O ónus de qualquer prova não está agora do lado dele.

Malabarice
26 de Setembro de 2014, 10:50
Por Francisco Louçã 

Um dia, Passos Coelho inventou este termo a propósito de qualquer coisa: malabarice. Não explicou, mas esta filha do malabarismo e da malandrice, que não existe ainda nos dicionários (pelo menos no Aurélio), foi uma magnífica contribuição para a literatura nacional, que só posso saudar.

Malabarice é o que estamos a viver hoje.

Malabarice é o secretário-geral do Parlamento apresentar informações falsas para proteger o seu correligionário, quando tem obrigação de prestar informações verdadeiras.

Malabarice é Passos Coelho fingir que abdicou de 10% a título de exclusividade quando recebia 15% por ser vice-presidente da bancada, o que o impedia de receber os malabaristas 10%.

Malabarice é receber um subsídio de reintegração quando já se tem um trabalho pago e se continua a ocupar o mesmo posto no mesmo trabalho pago.

Malabarice era uma empresa que pedia por intermédio de um amigo (Miguel Relvas) um financiamento de 1,2 milhões para formar 1063 técnicos para 9 aeródromos, dos quais só 3 estavam abertos e tinham dez trabalhadores.

Malabarice foi agora a explicação de Passos Coelho para o dinheiro que recebeu da Tecnoforma enquanto declarava exclusividade no Parlamento.

Malabarice é dizer que não recebeu qualquer remuneração certa e jogar com palavras, quando se fazia pagar em despesas de representação, que na época era a forma legal de não pagar imposto.

Malabarice é não dizer quanto recebeu nessas despesas de representação.

Malabarice é viver com subterfúgios para não pagar impostos e depois impor um colossal aumento de impostos aos trabalhadores e reformados.

Malabarice é dizer a todos os outros que vivem acima das suas possibilidades e usar todas as suas próprias possibilidades para não pagar os seus impostos.



Qual é a ligação de Passos Coelho à Tecnoforma?
26 Setembro 2014 – por Liliana Valente, Sónia Simões / OBSERVADOR

A ligação de Passos Coelho à Tecnoforma começa ainda em 1996, quando funda, por ideia do presidente da empresa, Fernando Madeira, uma organização não-governamental (ONG) chamada Centro Português para a Cooperação (CPPC). De acordo com notícias do jornal “Público”, esta ONG era financiada a 100% pela Tecnoforma e tinha como principal objetivo captar potenciais negócios para a empresa.

Depois, Passos Coelho foi contratado como consultor para a Tecnoforma em 2002, pela mão de João Luís Gonçalves. João Luís Gonçalves, que tinha sido secretário-geral da JSD quando Passos Coelho era presidente, comprou a empresa para a qual trabalhava em 2001 (em algumas versões aparece o ano de 2000).

A entrada de Passos Coelho para consultor não é no entanto certa. Ao Público, o antigo dono da empresa, Fernando Madeira, garantiu que Passos Coelho só entrou depois dele sair, ou seja, depois de agosto de 2001. Em algumas declarações, o primeiro-ministro chegou a falar no ano 2000, mas só lhe é atribuído o cargo a partir de 2002 até 2004, com um pagamento mensal de 2500 euros/mês a recibos verdes. Facto que não consta do perfil oficial na Página Oficial do Governo.

Também não consta no currículo do primeiro-ministro a mudança de cargo dentro da empresa. A partir de 2005 (em algumas versões é referido 2004), Passos Coelho, conjuntamente com Francisco Nogueira Leite, tornou-se administrador da Tecnoforma, cargo que, de facto, ocupou até 2007.

Mas os contornos como ocupou esse cargo também mostram algumas dúvidas. Tanto Passos Coelho como Nogueira Leite foram administradores por procuração. Sérgio Porfírio, então administrador da empresa, disse ao Público que, por não ter tempo, delegou nos dois a administração da empresa. E os dois assinaram, enquanto administradores da empresa, apesar de o registo na conservatória não ter sido feito a tempo, alguns documentos, incluindo relatórios e contas até 2007.

Mas Passos sempre disse, em declarações públicas que a ligação à Tecnoforma tinha terminado em 2004. Além disso, só em 2012, a procuração foi revogada.

Foi aliás, sobre o facto de no currículo não constar a ligação à Tecnoforma enquanto administrador que levou às primeiras notícias e à primeira “confusão” do primeiro-ministro sobre o caso.

Em 2012, respondendo sobre a ligação à Tecnoforma e sobre o facto de ainda ter assinado documentos até 2007, Passos respondeu ao Público: “Confusão minha! Estava convencido de que tinha saído em 2004″.

Passos Coelho recebeu dinheiro da Tecnoforma ou do CPPC?
26 Setembro 2014 – por Liliana Valente, Sónia Simões / OBSERVADOR

Em debate quinzenal na Assembleia da República, Passos Coelho afirmou que não recebeu salário ou avença da Tecnoforma ou do CPPC enquanto foi deputado, ou seja, entre 1991 e 1999. Diz ter recebido do CPPC dinheiro, a título de reembolso de despesas de deslocação. Não declarou esses valores ao fisco porque a lei de então não o obrigava a isso. Não revelou, porém, quanto dinheiro recebeu nessa qualidade.

Nas declarações de rendimentos que Passos Coelho entregou em 1997, 1998 e 1999, o então deputado do PSD não declarou qualquer vencimento proveniente quer da Tecnoforma, quer do CPPC.

Apesar de a declaração de rendimentos referente a 1999 estar em falta – o secretário-geral da Assembleia da República recusou quinta-feira dia 25 de setembro entregar aos grupos parlamentares essa informação -, num parecer da Assembleia da República, que atribui a Passos Coelho o subsídio de reintegração, é reconhecido que o então primeiro-ministro estava de facto em exclusividade de funções. Ou seja, o parecer, assinado pelo então presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, fazia referência à declaração de rendimentos dizendo que esta mostrava que Passos Coelho não tinha tido, de 1996 a 1999, outros rendimentos além daqueles que recebia enquanto deputado (ou os excecionados por lei como a colaboração com comunicação social).

O que é o caso da Tecnoforma denunciado por Helena Roseta?
26 Setembro 2014 – por Liliana Valente, Sónia Simões / OBSERVADOR

Uma das polémicas em torno da Tecnoforma – e que deu azo, aliás, às primeiras notícias sobre o caso – começou com uma denúncia da atual vereadora da Câmara de Lisboa, Helena Roseta. Em declarações na Sic Notícias, Helena Roseta denunciou ter sido pressionada por Miguel Relvas para contratar a empresa ao abrigo de um programa de formação de arquitetos de câmaras municipais, “Autarquia Segura”, que seria financiado pelo FORAL.

Cerca de um mês depois de Miguel Relvas ter reunido com Roseta, Passos Coelho, então consultor da Tecnoforma, pediu uma reunião com a Ordem dos Arquitetos e foi recebido, em conjunto com o diretor-geral da empresa Luís Brito, de acordo com o Público, não por Roseta, mas por Leonor Cintra Gomes, dirigente da Ordem.

Nessa reunião, de acordo com documentos da Ordem, Passos deu a conhecer o programa de formação de arquitetos, que tinha como objetivo que todas as autarquias tivessem, até 2007, de “planos de emergência para todos os edifícios públicos, tendo em conta as normativas europeias”.

A proposta foi recusada pela Ordem dos Arquitetos, mas o episódio perdurou. Depois das declarações de Helena Roseta, que acusavam Miguel Relvas, este processou a vereadora por difamação. O processo acabou também ele arquivado.

Passos Coelho está livre do Caso Tecnoforma?
26 Setembro 2014 – por Liliana Valente, Sónia Simões / OBSERVADOR

Não. Apesar de a queixa contra o primeiro-ministro ter sido arquivada, Passos Coelho ainda não está livre do problema Tecnoforma.

Por duas razões: uma política e outra da justiça.

Em termos políticos, a oposição e a comunicação social não deixarão cair o caso até que fique esclarecido quanto dinheiro recebeu Passos Coelho relativo a reembolsos por despesas de representação em nome do CPPC. O Bloco de Esquerda já admitiu até levar o caso ao Parlamento em forma de comissão de inquérito. E o PS garante que vai para já pedir dados à Segurança Social e ao fisco.

Por outro lado, decorre ainda na justiça um inquérito que não foi arquivado. E se à data esse inquérito não corre contra ninguém, também é certo que diz respeito à atividade geral da empresa Tecnoforma, da qual Passos Coelho foi consultor entre 2002 e 2004 e administrador até 2007.

Além deste processo, há ainda um outro na União Europeia, que ainda não se sabe o desfecho.

Sem comentários: