Barreiro /
Chineses / Fosun ? “Num processo que
“tem sido galopante” diz Marina Lopes Ferreira, presidente do Porto de Lisboa.
Pudera, pois não
são os Portos portas estratégicas
fundamentais de entrada para a Europa e para o escoamento de produtos ?
Margem sul na mão
de chineses/ Projecto da Lisnave / Margueira
O projecto está
orçado em 1.200 milhões de euros. A comercialização está a ser feita pela
empresa pública Baía do Tejo, presidida por Jacinto Pereira
O processo de
venda está a ser conduzido pela Baía do Tejo (empresa detida pela Parpública,
holding do Estado), que no mês passado enviou mesmo uma delegação àquele país
asiático para concluir o mais rapidamente possível o processo de venda.
Uma área
edificável de 632 mil hectares
Chineses fazem
renascer o sonho de Sines
INÊS SEQUEIRA
14/11/2010 /
“Neste momento, a
Fosun é já o maior investidor chinês em Portugal, à frente da China Three Gorges
(CTG) e da State Grid, que são hoje os maiores accionistas da EDP e da REN,
respectivamente. A REN é, aliás, um ponto de encontro destas três empresas:
além da State Grid, que domina com 25%, a Fosun é dona de 4,8% (via
Fidelidade), ficando a CTG, por via da EDP, com outros 5%. A posição de 4,8% da
Fosun na REN vale cerca de 70 milhões de euros, a preços de mercado.
Tudo somado, a
Fosun investiu, em seis meses, cerca de 2020 milhões de euros em Portugal até
hoje, e o valor vai sempre subir. Pode chegar aos 2260 milhões de euros se
ficar com 100% do capital da ES Saúde. Controlada por Guo Guangchang (que detém
58%), a Fosun, cotada na bolsa de Hong-Kong, está presente em Portugal através
da Longrun Portugal SGPS.
Aos investimentos
da Fosun somam-se os da CTG na EDP (2700 milhões de euros) e os da State Grid
na REN (387 milhões), ambos em 2012. No ano seguinte, a Beijing Enterprises
Water assegurou a compra da Compagnie Générale des Eaux Portugal por 95 milhões
de euros. Assim, nos últimos três anos, as empresas chinesas aplicaram mais de
cinco mil milhões de euros em Portugal. Antes, em 2001, já a Sinopec comprara
30% da subsidiária da Galp no Brasil, pelos quais pagou 4800 milhões.”
China’s Fosun buys
Portuguese insurer Caixa Seguros
By Peter Wise in
A
€1bn offer by Fosun International,
Fosun May Study Investing in Portugal’s Novo Banco:
CFO
By Henrique Almeida Oct 16, 2014 / http://www.bloomberg.com/news/2014-10-15/fosun-may-study-investing-in-portugal-s-novo-banco-cfo.html
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Portos. Há investidores
interessados no terminal do Barreiro
Por Agência Lusa
publicado em 4
Dez 2014 in
(Jornal) i online
Local do futuro
terminal de contentores ainda não está definido mas várias empresas já
manifestaram interesse
A presidente do
conselho de administração do Porto de Lisboa revelou ontem que há vários
investidores privados interessados num futuro terminal de contentores no
Barreiro, sobretudo internacionais, realçando que garantias só haverá quando as
intenções de investimento forem apresentadas.
O governo ainda
não decidiu a localização do futuro terminal de contentores da Região de
Lisboa, mas diversas entidades têm defendido nos últimos tempos a construção no
Barreiro, enquanto a Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) sugere que o porto
de Setúbal seria uma opção mais vantajosa.
Marina Lopes
Ferreira, presidente do Porto de Lisboa, confirmou que as empresas Maersk e
Fosun manifestaram interesse num terminal no Barreiro, acrescentando que
existem “mais empresas interessadas”, num processo que “tem sido galopante”. “Garantias
só quando o concurso for apresentado e quando forem apresentadas as intenções
de investimento”, disse, acrescentando que o Porto de Lisboa tem recebido
“muitos contactos com investidores interessados, inclusive com investidores que
pelo nível de detalhe das perguntas e dos elementos que pedem manifestam
claramente uma grande disponibilidade”.
A responsável
destacou que, apesar de o projecto poder vir a beneficiar de financiamento
comunitário, “será um investimento privado, e portanto só um grupo com
capacidade e com dimensão irá candidatar-se a este projecto”.
“A
responsabilidade financeira do investimento será sempre do concessionário”,
afirmou, destacando que, quanto às dragagens de manutenção no rio Tejo, há no
Porto de Lisboa duas modalidades: se o Porto de Lisboa tiver de fazer as
dragagens irá cobrar taxas maiores, se não tiver de fazer as dragagens cobrará
taxas mais pequenas porque as dragagens ficarão a cargo do concessionário.
Marina Lopes
Ferreira falava à margem da assinatura de um protocolo entre o município do
Barreiro, a Administração do Porto de Lisboa, a Baía do Tejo, a REFER e a
Estradas de Portugal (EP), que prevê a cooperação e a troca de informações
entre estas entidades tendo em vista a construção de um terminal de contentores
no Barreiro.
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