segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Hoje é "dia D" na Grécia: ou há Presidente ou há eleições que o Syriza pode ganhar



Hoje é "dia D" na Grécia: ou há Presidente ou há eleições que o Syriza pode ganhar
MARIA JOÃO GUIMARÃES 29/12/2014 - PÚBLICO

Primeiro-ministro Antonis Samaras faz novo apelo contra “aventuras”. Grécia prepara-se para possíveis legislativas antecipadas após votação para Presidente.

Numa Grécia com opiniões extremadas entre avisos de catástrofe iminente e apelos à mudança, o Parlamento vota esta segunda-feira o candidato apontado pelo Governo de Antonis Samaras (Nova Democracia, conservador) para a presidência. Se Stavros Dimas não receber os votos de 180 dos 300 deputados, o Parlamento é imediatamente dissolvido e serão marcadas eleições antecipadas, provavelmente para 25 de Janeiro ou 1 de Fevereiro. E as sondagens continuam a dar a maioria ao Syriza, partido que defende a renegociação da dívida e reversão de medidas de austeridade.

Numa entrevista sábado à televisão estatal grega, Antonis Samaras fez um último apelo: “O povo grego não quer eleições antecipadas. O povo grego percebe onde esta aventura pode ir”, disse. “Fiz, e farei tudo em meu poder para evitar eleições antecipadas”, continuou.

Aproveitando o facto de as sondagens dizerem que a maioria dos gregos não quer eleições antecipadas, Samaras pressionou todos os partidos que já disseram que não vão votar a favor do seu candidato: “Os que não votarem ficam com a responsabilidade de levarem a Grécia para eleições que nenhum grego quer.”

A constituição grega obriga à dissolução do Parlamento e a eleições caso o Presidente não seja eleito.

Na imprensa, fontes dos círculos governamentais pareciam conformadas de que não seria possível convencer deputados suficientes para eleger o Presidente e que irá mesmo haver legislativas no final de Janeiro. E analistas dizem que o tom de Samaras era mais próximo de um discurso de campanha eleitoral, parecendo o primeiro-ministro já resignado em não conseguir convencer os 12 deputados que faltam – na última ronda, a segunda, Dimas teve 168 votos a favor (na primeira foram 160).

O primeiro-ministro disse ainda que não veria mal nenhum no candidato ser eleito com votos de deputados do partido extremista Aurora Dourada, já que quando na oposição se juntam os votos do Syriza e deste partido neonazi ninguém acha problemático. “Mais uma razão para outros partidos votarem [a favor de Dimas] para assegurar que a decisão não fica nas mãos deles [deputados do partido de extrema-direita]”, comentou.

“As eleições antecipadas beneficiam-me. Os eleitores gregos não vão deixar que aqueles que fazem falsas promessas os levem para a beira do colapso de novo”, disse. “Se houver eleições antecipadas, vamos ganhar. Sinto isso onde quer que vá. As sondagens mostram o intervalo a diminuir”, continuou Samaras, referindo-se à diferença atribuída pelas sondagens ao Syriza. As sondagens publicadas um dia depois davam ao partido de esquerda radical com diferenças de mais de três pontos percentuais: 27,2% contra 24,7% (instituto Kapa para o jornal To Vima), 28,3% contra 25% (Instituto Alko para o semanário Proto Thema).

No mesmo dia, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Shäuble, veio dizer que “novas eleições não mudam nada na dívida grega”, que é de 175% do PIB. “Cada novo Governo deve respeitar os acordos feiros pelos seus antecessores.”

A Grécia tentava sair do programa com a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) já no final de 2014, mas desentendimentos sobre as reformas feitas levaram a uma extensão até Fevereiro de 2015. Ainda está a ser feita uma avaliação pela troika que ditará a entrega da última tranche de 7 mil milhões de euros do empréstimo.

O Ministério das Finanças já avisou que o país poderá enfrentar problemas de liquidez a partir de Março, quando o Governo terá de negociar um novo empréstimo de 22 mil milhões, provavelmente na forma de uma linha de crédito, e a imprensa tem pintado um quadro catastrofista em caso de vitória do Syriza – o diário Ta Nea ilustrou a primeira página sobre as consequências de uma vitória do Syriza com um urso no meio da neve evocando um possível “inverno russo”. 

“Está em curso uma operação de terror, de mentiras”, reagiu o líder do Syriza, Alexis Tsipras. “Uma operação cujo objectivo é semear o terror entre os gregos e atirar o país para uma situação de ainda maior pobreza.”


O diário Kathimerini resume os dois sentimentos dominantes nas opções de voto dos gregos em caso de eleições no final de Janeiro: medo e raiva

Sem comentários: