terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MP pede condenações no caso da Gebalis. Ex-administrador está acusado, com ex-deputado e outro arguido, de falsificar cheques para ficar com dinheiro da empresa

Ismael Pimentel justificou ter os 38 mil euros na sua conta, que seriam do trabalho ‘secreto’ de Jorge Lopes para o amigo Mário Peças, da Gebalis, com o facto de este lhe dever dinheiro. Mas o ex-deputado não sabe quanto, nem tem provas das dívidas: nada está escrito, não há qualquer registo. Simplesmente emprestou dezenas de milhares de euros a um homem, que conheceu quanto este deu apoio numa campanha do CDS-PP, "acompanhando a viatura de propaganda sonora". Auxilia-o, mandando-o fazer recados às finanças, aos bancos ou tarefas agrícolas
Mário Peças nasceu em 1942.
Mário Peças tem 67 anos. Fez carreira profissional na Banca. Ligado ao PS, foi nomeado administrador não executivo da Gebalis em 1995 e reconduzido em 2003. Em 2004, acabou por ser nomeado administrador executivo da empresa.
Arguido no processo judicial Gebalis, gastou, segundo o despacho de acusação, 'uma média aproximada de dois mil euros por mês em refeições que acresceram ao abono para alimentação que recebia mensalmente.


MP pede condenações no caso da Gebalis
Ex-administrador está acusado, com ex-deputado e outro arguido, de falsificar cheques para ficar com dinheiro da empresa

O Ministério Público (MP) pediu ontem a condenação de um ex-administrador da empresa municipal Gebalis, de Lisboa, de um ex-deputado e de um terceiro arguido, acusados de peculato e falsificação, enquanto a defesa pediu a sua absolvição.
Mário Peças, um socialista que foi administrador da empresa que gere os bairros municipais de Lisboa, Ismael Pimentel, ex-deputado do CDS-PP, e um outro arguido terão, segundo a acusação, “engendrado um esquema de falsificação de cheques para se apropriarem de dinheiro da Gebalis”. Nas alegações finais, realizadas na 8.ª Vara Criminal, o MP e a advogada da empresa municipal pediram a condenação dos arguidos, por se “provarem os ilícitos que lesaram” a Gebalis em cerca de 38.500 euros. Este valor foi pago, em dois cheques, pelo ex-administrador da Gebalis ao ex-deputado, para que verificasse no terreno se tinham sido realizadas centenas de obras em bairros lisboetas, entre 2002 e 2004. Ismael Pimentel passou o trabalho de campo ao arguido Jorge Lopes, ficando ele a coordenar. O MP e a advogada da empresa acrescentaram, segundo a Lusa, que “não há nenhum documento de suporte” que confirme a realização de tais serviços.
Durante o julgamento, Mário Peças explicou que, em 2006, quando assumiu funções como administrador executivo e passou a tutelar as obras, se deparou com “situações anómalas” ocorridas entre 2002 e 2004, período em que foram gastos “30 milhões de euros” em obras exteriores nos bairros da Gebalis.

Por “iniciativa própria”, e sem dar conhecimento aos outros administradores da empresa, o arguido “convidou” Ismael Pimentel, que “atravessava dificuldades financeiras”, para que este servisse de fiscal e fosse ao terreno confirmar se as obras que haviam sido facturadas foram realmente executadas. À espera de julgamento há ainda um outro processo em que Mários Peças e dois outros ex-gestores da Gebalis são acusados de vários crimes, entre 2006 e 2207, que terão causado danos à empresa de cerca de seis milhões de euros.
in Público

Sem comentários: