Líder mundial no mercado de botões é português e aumentou facturação
Louropel emprega 243 trabalhadores e deverá facturar 14 milhões de euros este ano, mais dois milhões que em 2012
Avelino Rego, administrador, adiantou à Lusa que 80%
da produção é destinada à exportação e há intenção de avançar com novos
investimentos em instalações e tecnologia no segundo semestre de 2014. Estes
investimentos poderão levar à criação de mais uma dezena de postos de
trabalho.
A Louropel é “a única no mundo” a fabricar botões ecológicos, através da reciclagem das resinas polimerizadas que resultam da própria produção. Neste momento, 25% dos botões diariamente produzidos já são ecológicos.
“Num prazo de 10 anos, queremos aproveitar 100% dos nossos resíduos e ainda comprar os resíduos dos outros", afirmou Avelino Rego, para vincar a preocupação e a aposta ecológica da empresa.
Em 2012, a Louropel, que tem três unidades em Famalicão, facturou 12 milhões de euros, montante que este ano vai ascender a 14 milhões. Tem 243 trabalhadores, sendo a carga salarial mensal de cerca de 250 mil euros. “Se queremos qualidade, temos de a pagar”, referiu Avelino Rego. Na produção “pura e dura” - e mantendo fidelidade a uma regra de ouro da empresa - apenas operam homens, porque se trata de uma “indústria pesada”.A empresa emprega, no entanto, cerca de 40 mulheres, essencialmente em tarefas administrativas.
Nos últimos 12 anos, foram investidos mais de 50 milhões de euros. Os principais mercados são a Europa e os Estados Unidos da América, mas a partir de Janeiro a Louropel vai apostar “com mais força” na Ásia, concorrendo com os chineses.
Segundo Avelino Rego, a inovação é a palavra-chave do sucesso de uma empresa que nasceu há 48 anos, pela mão do seu pai. “Começou na cave da casa do meu pai. Os trabalhadores eram ele, a minha mãe e uma tia. As máquinas ficavam a trabalhar de noite. Quando entupiam, faziam um barulho diferente e lá ia o meu pai, que dormia por cima, desentupi-las”, recordou o actual responsável da Louropel.
Hoje, a Louropel fornece várias marcas conhecidas mundialmente, como a Armani, a Massimo Dutti ou a Hugo Boss. A empresa foi visitada nesta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Famalicão no âmbito do roteiro “Made in Famalicão”, que destaca os casos locais de sucesso e de empreendedorismo.
A Louropel é “a única no mundo” a fabricar botões ecológicos, através da reciclagem das resinas polimerizadas que resultam da própria produção. Neste momento, 25% dos botões diariamente produzidos já são ecológicos.
“Num prazo de 10 anos, queremos aproveitar 100% dos nossos resíduos e ainda comprar os resíduos dos outros", afirmou Avelino Rego, para vincar a preocupação e a aposta ecológica da empresa.
Em 2012, a Louropel, que tem três unidades em Famalicão, facturou 12 milhões de euros, montante que este ano vai ascender a 14 milhões. Tem 243 trabalhadores, sendo a carga salarial mensal de cerca de 250 mil euros. “Se queremos qualidade, temos de a pagar”, referiu Avelino Rego. Na produção “pura e dura” - e mantendo fidelidade a uma regra de ouro da empresa - apenas operam homens, porque se trata de uma “indústria pesada”.A empresa emprega, no entanto, cerca de 40 mulheres, essencialmente em tarefas administrativas.
Nos últimos 12 anos, foram investidos mais de 50 milhões de euros. Os principais mercados são a Europa e os Estados Unidos da América, mas a partir de Janeiro a Louropel vai apostar “com mais força” na Ásia, concorrendo com os chineses.
Segundo Avelino Rego, a inovação é a palavra-chave do sucesso de uma empresa que nasceu há 48 anos, pela mão do seu pai. “Começou na cave da casa do meu pai. Os trabalhadores eram ele, a minha mãe e uma tia. As máquinas ficavam a trabalhar de noite. Quando entupiam, faziam um barulho diferente e lá ia o meu pai, que dormia por cima, desentupi-las”, recordou o actual responsável da Louropel.
Hoje, a Louropel fornece várias marcas conhecidas mundialmente, como a Armani, a Massimo Dutti ou a Hugo Boss. A empresa foi visitada nesta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Famalicão no âmbito do roteiro “Made in Famalicão”, que destaca os casos locais de sucesso e de empreendedorismo.
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