quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O PSD tem um problema com o débito directo


O PSD tem um problema com o débito directo

A caça ao militante de última hora é uma prática vergonhosa e cada vez menos admissível num tempo em que a denúncia da pequena trafulhice está ao alcance de um clique.

João Miguel Tavares
4 de Janeiro de 2018, 6:52

Se o caro leitor quiser inscrever-se no PSD tem à sua disposição uma ficha de militante que consiste em duas páginas com muito cor-de-laranja e um asterisco no final, a informá-lo de que “o exercício da militância pressupõe o pagamento de uma quota anual”. Faz todo o sentido que esta informação não ultrapasse a modesta categoria de asterisco porque em lado algum da ficha de inscrição se clarifica quais as opções de pagamento ou se requere o número do NIB.

A quota anual para se ser militante do PSD custa 12 euros. Um custo de 1-um-1 euro por mês. Ainda assim, quase ninguém paga o ridículo euro, e o partido não parece preocupar-se muito com isso. O mesmo PSD que fez parte do grupo dos cinco partidos que andaram a aprovar na clandestinidade parlamentar novos modos de financiamento partidário – vetados, e muito bem, pelo Presidente da República – demonstra uma estranha apatia na hora de recolher o dinheiro que lhe é devido pelos seus próprios militantes.

Não é que as opções de pagamento não existam. O regulamento de quotizações prevê cinco alternativas: a) multibanco; b) cheque; c) vale postal; d) transferência bancária; e) débito directo. As opções são muitas, como se vê. Os resultados são poucos. Jornal de Notícias de 15 de Novembro de 2017: “Dos 215 883 militantes do PSD, apenas 27 025 (12,5%) têm as quotas em dia.” Um caso grave de falta de empenho militante – que desaparece como que por magia em vésperas de eleições, quando ocorre o costumeiro surto de militância e o dinheiro das quotas chove na São Caetano à Lapa como se fosse época das monções. Jornal de Notícias de 22 de Dezembro de 2017: “Disputa de liderança entre Rui Rio e Santana Lopes levou 70 mil militantes a fazer pagamentos. Último dia rendeu 360 mil euros.”

Se as contas do Jornal de Notícias estiverem certas, isso significa que 30 mil militantes pagaram a quota anual de 12 euros no último dia do prazo, o que é pouco menos de metade daqueles que poderão votar no dia 13 de Janeiro (70 385, segundo a secretaria-geral do PSD). Juntando as duas notícias, vê-se que em pouco mais de um mês os militantes com direito de voto quase triplicaram. Isto deveria levar qualquer agremiação decente a concluir que tem um problema grave entre mãos, e que tudo aponta para a constituição de sindicatos de voto. Infelizmente, não estamos a falar de agremiações decentes.

É verdade que o regulamento de quotizações aprovado em 2014 proíbe “o agrupamento de quotas de diversos militantes num mesmo pagamento”, mas isso só obriga quem paga quotas alheias a ter de se deslocar mais vezes ao multibanco ou a passar mais horas a introduzir dados no computador. A trafulhice é mais trabalhosa, mas não deixa de ser praticada. E a questão é: estará realmente o PSD interessado em acabar com ela? Tudo indica que não. Do débito directo às eleições primárias com simpatizantes (como fez o PS em 2014), não faltam alternativas para aumentar o número de eleitores e tentar combater o caciquismo. Só que os caciques têm muita força: quanto mais quotas pagarem e mais militantes transportarem, mais favores recolhem junto dos líderes que ajudaram a eleger.


A caça ao militante de última hora é uma prática vergonhosa e cada vez menos admissível num tempo em que a denúncia da pequena trafulhice está ao alcance de um clique. Infelizmente, o PSD tarda a perceber isso. Resultado: qualquer líder do PSD começa sempre mal. Ninguém consegue pegar na laranja sem primeiro sujar as mãos.    

Sem comentários: