segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A miragem portuguesa de Silicon Valley


A miragem portuguesa de Silicon Valley

Seria de toda a conveniência que António Costa estivesse atento ao que se disse em Davos sobre o lado mais obscuro dos prodígios tecnológicos.

VICENTE JORGE SILVA
28 de Janeiro de 2018, 6:25

António Costa anunciou esta semana no Fórum de Davos, onde participaram vários líderes internacionais e cuja vedeta principal foi Donald Trump, a próxima abertura de um centro de serviços da Google em Portugal, com a criação de mais de 500 empregos qualificados na zona de Oeiras. Entretanto, correram os primeiros rumores, embora sem confirmação definitiva, de que a Amazon se preparava para instalar-se no Porto. A imagem de Portugal como um país “digital friendly”, promovida pela Web Summit, não seria por isso uma miragem e haverá mesmo quem comece a sonhar com a hipótese de nos tornarmos a sucursal europeia de Silicon Valley.

A crescente atractividade turística do país, que o tornou um fenómeno mundial nos últimos anos, seria um ambiente propício à sua transformação num pequeno paraíso das novas tecnologias. Além disso, os bons resultados da economia e a conquista de prestígio internacional com a nomeação de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo estariam a criar uma atmosfera favorável à afirmação de Portugal como um caso verdadeiramente singular no contexto europeu.

Este é o lado aparentemente risonho da história, em contraponto ao seu lado tristonho com o qual nos confrontamos quase todos os dias: ainda esta semana, as imagens deprimentes da poluição no Tejo — agora não atribuível aos espanhóis mas à indústria portuguesa fora de controlo ecológico — remeteram-nos outra vez para um folhetim terceiro-mundista ilustrado pela falta de prevenção, o abandono, o desamparo, desde os fogos nas florestas e povoações do interior passando pelos hospitais (com os casos fatais de legionella) ou as escolas (com as pragas de ratazanas ou as coberturas inflamáveis). E, como exemplo particularmente gritante, lembre-se o recente incêndio na sede de uma associação recreativa em Tondela — um sinistro barracão sem as mínimas condições de segurança — onde morreram dez pessoas, para além dos feridos graves. Quantas mais bombas-relógio estarão disseminadas por esse país fora à espera de explodir?

Esta face tristonha e mesmo negra que Portugal continua a oferecer-nos talvez explique, pelo menos em parte, o deslumbramento com o admirável mundo novo tecnológico de que ambicionaríamos ser a luminosa sede europeia. E assim voltamos a Davos, onde António Costa anunciou, com pompa e circunstância, a instalação da Google em Portugal. Porque foi também ali que, este ano, as chamadas GAFA (Google, Apple, Facebook, Amazon e congéneres) estiveram sob acusação pelo reiterado abuso do seu comportamento predador e não regulado, dos efeitos perversos das redes sociais e dos estratagemas de evasão fiscal. Actuais e antigos dirigentes das “Big Tech” fizeram o acto de contrição — por vezes com expressões quase masoquistas —, admitindo até terem construído monstros que escapam ao seu controlo, mas o problema é que, apesar dos alertas lançados, ninguém parece saber ainda como lidar com os “danos colaterais” de uma revolução tecnológica que mudou a face do mundo (pensava-se que para melhor, mas hoje já se receia que possa ter sido para pior).


Mesmo que o Ministério da Economia garanta que a instalação da Google em Portugal não envolve contrapartidas, o pior que poderia acontecer seria rendermo-nos a esse deslumbramento beato com o tal admirável mundo novo das GAFA. Por muito que António Costa esteja feliz pelas oportunidades trazidas pela Google, a Amazon ou outras multinacionais congéneres para a inovação, o progresso tecnológico e o emprego qualificado em Portugal, seria de toda a conveniência que estivesse atento ao que se disse em Davos sobre o lado mais obscuro dos prodígios de Silicon Valley. E evitarmos assim os riscos de uma miragem perigosa.

Sem comentários: