sábado, 19 de dezembro de 2015

Costa: TAP volta para o Estado com ou sem acordo


Costa: TAP volta para o Estado com ou sem acordo
18-12-2015 / Económico com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Bruxelas, que o Estado retomará a maioria do capital da transportadora aérea TAP mesmo sem acordo com os compradores privados.

Em conferência de imprensa, António Costa referiu que a negociação tem que continuar e espera que "haja um acordo", mas alertou que a execução do programa do Governo avançará mesmo sem acordo.

António Costa sublinhou que "se não for com o acordo, é sem o acordo"

"Eu acho que o resultado final vai ser esse [privados com a minoria], espero que seja feito por acordo", afirmou o governante, garantindo que o "Estado retomará 51% do capital da TAP".

"Estou certo de que será feito por acordo e que, independente de declarações negociais que sejam feitas, o resultado final será a contendo de todas as partes", disse.

"A execução do programa do Governo não está sujeita à vontade de particulares que resolveram assinar um contrato com o Estado português, em situações, no mínimo precárias, visto que estavam a assinar com um Governo que tinha sido demitido na véspera", disse o primeiro-ministro numa referência à transportadora aérea TAP.

Na quinta-feira, os empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman, accionistas da Atlantic Gateway, que controla 61% do capital da TAP, reuniram-se com o Governo para o primeiro encontro oficial sobre a recuperação da posição maioritária do Estado.

Após o encontro, Humberto Pedrosa afirmou que o seu projecto "não casa" com o projecto do Governo, sendo por isso "difícil" existir um acordo entre os objectivos dos accionistas da TAP.

"O nosso projecto não se adapta com minoria", afirmou o empresário, acrescentando: "Estamos a conversar [com o Governo]. Isto foi uma primeira conversa, com certeza que o Governo não quer fechar a porta e nós não queremos fechar a porta".

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, garantiu esta manhã na antena da TSF, tal como o Económico avançava na edição de hoje, que vai voltar a chamar os accionistas privados da TAP para discutir o dossier.


O acordo de conclusão da venda directa de 61% do capital da TAP foi assinado no dia 12 de Novembro entre a Parpública, empresa gestora das participações públicas, e o agrupamento Atlantic Gateway, na presença da então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do então secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz.

Sem comentários: