sábado, 22 de junho de 2013

Mais Uma ...


Aval de Costa para torre da PT

Num apertado perímetro das Picoas, o edifício, de 27 pisos, ergue-se entre a atual sede da empresa e o mercado lisboeta 31 de Janeiro - que será extinto. Controvérsia, adivinha-se

J. Plácido Júnior
7:05 Sábado, 22 de Junho de 2013 in Visão online


O processo faz o seu caminho há dois anos. Tudo começou quando a PT indagou o Executivo camarário de Lisboa acerca das possibilidades de construir uma nova sede, onde concentrasse os serviços espalhados por prédios arrendados na capital. Ouro sobre azul: António Costa e o seu vereador do Urbanismo, arquiteto Manuel Salgado, apostam em fixar na cidade as grandes empresas e, também, em chamar de volta as que saíram para municípios vizinhos, sobretudo Oeiras.
Conta Manuel Salgado que, das três hipóteses consideradas, venceu a última, a das Picoas (as outras eram os terrenos da Feira Popular e os da Marconi). A razão principal reside no Data Center instalado no telhado do conhecido edifício laranja do Fórum Picoas, a atual sede da PT, que a empresa preferia não desativar.
Do projeto de edificabilidade apresentado pela autarquia à PT, consta uma torre de 27 pisos, a construir mesmo ao lado do Fórum Picoas, de maneira a que a empresa ali se mantenha e facilmente estenda as suas operações entre os dois edifícios.
A altura da nova sede da PT terá, no entanto, de ficar um pouco abaixo dos 100 metros do vizinho Hotel Sheraton (de 1972), por forma a respeitar a chamada "cota máxima definida pela aproximação ao aeroporto" da Portela, hoje em vigor.Manuel Salgado assegura que o Plano Diretor Municipal, publicado em agosto de 2012, "permite o projeto" da torre. Mas o dossiê implica a sentença de morte para o mercado 31 de Janeiro, situado demasiado perto (e inaugurado, há cerca de 17 anos, por um presidente socialista da CML, João Soares), que deverá ser alienado pela autarquia à empresa de telecomunicações por €12 milhões, e alvo de demolição, dando lugar a um outro edifício de dois pisos, para "lojas PT".

Top 5 das torres mais altas da capital

Vasco da Gama
Altura 142 m
Arquitetura Leonor Janeiro
Localização Expo Ano 1998

Hotel Myriad
Altura Acompanha a Torre Vasco da Gama até aos 140 m
Arquitetura Nuno Leónidas
Localização Expo Ano 2012


São Gabriel e São Rafael
Altura 110 m
Arquitetura José Quintela
Localização Expo Ano 2000 (S. Gabriel) e 2004 (S. Rafael)


Hotel Sheraton
Altura 100 m
Arquitetura Fernando Silva
Localização R. Latino Coelho Ano 1972


Twin Towers
Altura 90 m
Arquitetura Olga Quintanilha
Localização Sete Rios Ano 2001

Ler mais: http://visao.sapo.pt/aval-de-costa-para-torre-da-pt=f736790#ixzz2WwHVTcU5

2 comentários:

Anónimo disse...

o projecto de uma torre nesse lote tem muito mais sentido do que fazer coisas atarracadas baixas a atafulhar o lugar. Sem esquecer que dará um novo sentido visual ao hotel sheraton, não ficando assim tão isolado.

Anónimo disse...

A torre vasco da gama só tem 121 metros. O restantes 20m são o mastro da bandeira.