domingo, 9 de junho de 2013

A acelerada deslegitimação da política. Menezes esconde símbolo, e assim nega implicitamente PSD.

"Não estamos a valorizar a questão do partido, porque o dr. Luís Filipe Menezes vale mais do que o PSD"
"Outros sociais-democratas sublinham que é a primeira vez na história do partido que no Porto os cartazes da campanha social-democrata não apresentam o símbolo do PSD e vêem esta opção como uma forma de "esconder o partido", que aprovou por unanimidade a candidatura de Luís Filipe Menezes."


Menezes omite símbolo do PSD nos seus cartazes da campanha autárquica

Por Margarida Gomes in Público
10/06/2013

Enquanto líder do partido, mudou a imagem histórica do PSD e tornou-a menos laranja. Como candidato ao Porto, prefere ignorá-la
Os primeiros cartazes de campanha do candidato do PSD à Câmara do Porto já começaram a ser colocados pela cidade, mas, estranhamente, nenhum deles apresenta o símbolo do Partido Social-Democrata, pelo qual Luís Filipe Menezes se candidata à segunda autarquia do país.
"Não estamos a valorizar a questão do partido, porque o dr. Luís Filipe Menezes vale mais do que o PSD", disse em jeito de justificação ao PÚBLICO o líder da concelhia social-democrata do Porto, Ricardo Almeida. Pedro Duarte, director de campanha, dá a mesma justificação, afirmando que a "candidatura vai muto para além do PSD".
"Estamos numa lógica de uma candidatura virada para a cidade, para os problemas das pessoas", afirmou, por seu lado, ao PÚBLICO o director de campanha de Menezes, considerando "redutor colocar o símbolo do partido nos cartazes, porque a candidatura representa muito mais - é agregadora de muita gente".
O curioso aqui é que o novo símbolo que o partido ostenta hoje foi alterado por decisão do actual candidato à Câmara do Porto e presidente da Câmara de Gaia. Há cinco anos quando foi presidente do partido, Luís Filipe Menezes decidiu fazer uma alteração de fundo na imagem histórica do partido, tornando o símbolo do PSD menos laranja. O essencial da marca social-democrata continuou a ser a seta, que se manteve cor de laranja, mas o fundo mudou para azul. O novo símbolo contempla apenas uma seta e não três sobrepostas como acontecia até aqui.
Mas há no PSD quem discorde da opção da candidatura e afirme que Menezes escolhe omitir o símbolo partidário para "tentar descolar-se do Governo". Outros sociais-democratas sublinham que é a primeira vez na história do partido que no Porto os cartazes da campanha social-democrata não apresentam o símbolo do PSD e vêem esta opção como uma forma de "esconder o partido", que aprovou por unanimidade a candidatura de Luís Filipe Menezes.
Por outro lado, a candidatura do PSD conta com o ministro José Pedro Aguiar-Branco, que vai liderar a lista de Menezes à Assembleia Municipal do Porto.
Virgílio Macedo, presidente da distrital do PSD-Porto, desvaloriza a omissão da marca do partido e destaca o carácter "supramunicipal" da candidatura. "Em termos comunicacionais percebo muito bem e penso que se entende por que é que o símbolo do PSD não aparece. O objectivo é personalizar muito a campanha, tal como acontece com a candidatura de Rui Moreira, por exmeplo", justifica Virgílio Macedo ao PÚBLICO, evidenciando que a candidatura de Menezes "vale por ela".
Pela primeira vez no Porto, o PSD surge dividido. Nestas autárquicas, os militantes do partido vão repartir-se entre Luís Filipe Menezes e Rui Moreira, que se candidata como independente à Câmara do Porto.
A candidatura vai colocar no total 40 cartazes por toda a cidade, à excepção do centro histórico do Porto, considerada zona vermelha, onde apenas será permitida a afixação de propaganda eleitoral para as juntas de freguesia. Para além do cartaz genérico todo em tons de azul, com o rosto do candidato e onde se lê Porto Forte, haverá mais quatro cartazes temáticos. "Queremos a nossa cidade limpa e recuperada", "Queremos viver com segurança", "Queremos justiça social" e "Queremos trabalhar e morar no Porto". Todos os cartazes são também em tons de azul e cada um deles é ilustrado com imagens.
Segundo o PÚBLICO apurou, a candidatura de Menezes deverá colocar uma nova ronda de cartazes de campanha dentro de algum tempo.



Sem comentários: