quinta-feira, 13 de junho de 2013

João Moura Jr. pede desculpa por fotos de cães a atacar touro.


João Moura Jr. pede desculpa por fotos de cães a atacar touro


13 de Junho, 2013por Rita Porto in Sol online http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=77913

O cavaleiro tauromáquico João Moura Jr. pediu ontem publicamente "as mais sinceras desculpas" depois de a Animal, associação de defesa dos direitos dos animais, ter denunciado fotografias de cães a atacar um touro jovem, publicadas na sua página pessoal do Facebook.
No pedido de desculpas, publicado ontem à noite na página da Prótoiro, o cavaleiro explica que as fotografias estavam na sua página "há mais de dois anos" e que se tratou "de uma situação isolada quando os cães entraram inadvertidamente no recinto onde estava a vaca, não se tratando de nenhuma luta de animais".
Em causa, está a denúncia da Animal, na terça-feira, à Direcção-geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), da promoção de luta entre animais, devido a fotografias encontradas na página do cavaleiro, onde se vêem vários cães, mais precisamente alanos espanhóis, a atacar um touro jovem.
Contactada pelo SOL, Rita Silva, presidente da Animal, refere que este comunicado "não altera nada" e que não acredita nas palavras de João Moura Jr.: "Isto são desculpas de mau pagador. Este pedido de desculpas só foi feito porque foi apanhado", acusa a responsável.
Rita Silva teve conhecimento das fotografias na segunda-feira, depois de um membro da equipa as ter visto na página pessoal do Facebook do cavaleiro.
No dia seguinte de manhã [terça-feira], a Animal enviou um ofício para a DGAV a denunciar o caso, alegando várias práticas ilegais, nomeadamente "incentivo a lutas de cães, conhecido como bull-baiting, violência injustificada contra animais, publicidade de prática ilegal", entre outras contra-ordenações que a DGAV possa encontrar através das fotografias.
Para Rita Silva, isto é um "claro exercício de sadismo e dizer que os cães não estão a atacar o touro é atirar areia para os olhos das pessoas". A presidente da Associação defende que, nesta situação, tanto o touro como os cães são "vítimas", uma vez que estão a ser utilizados "enquanto arma para a diversão das pessoas".
A Animal aguarda agora decisão da DGAV mas espera que o cavaleiro seja "pelo menos, obrigado a pagar a coima para perceber que não está acima da lei". Caso João Moura Jr. seja considerado culpado, a multa pode ir dos 500 aos 3.740 euros.
Ontem, João Moura Jr. admitiu ter cometido um erro ao divulgar as fotografias – entretanto já retiradas da sua página –, acrescentando que tem "perfeita consciência da gravidade" da situação: "Sei que envergonhei todos aqueles que me acompanham e que o meu comportamento não honrou a minha profissão e o respeito pelos animais que esta exige".
O cavaleiro conclui o ‘esclarecimento’ referindo que as imagens "não traduzem a minha postura, o meu comportamento e a minha dedicação aos animais, com os quais convivo diariamente" e garante que a situação não se voltará repetir.
rita.porto@sol.pt

Sem comentários: