Istambul enfrenta 'primavera turca'
31 de Maio, 2013por Pedro Guerreiro in Sol online
Um protesto contra o derrube de 600 árvores no centro da maior cidade turca transformou-se numa revolta contra o Governo conservador de Recep Tayyip Erdogan. A polícia feriu um número indeterminado de pessoas. Crise chega a Ancara.
A carga policial desta sexta-feira pôs termo à ocupação do Parque Gezi por parte de manifestantes que se opunham à destruição do jardim público, que dará lugar a um centro comercial. O protesto ambientalista que durava desde segunda-feira transformara-se numa acto de descontentamento mais vasto contra o Governo do islamista Partido da Justiça e Desenvolvimento. O crescimento das reivindicações foi acompanhado por um aumento do número de manifestantes – de poucas dezenas no princípio da semana para cerca de 10.000 na noite de quinta-feira.
Os opositores de Erdogan criticam a deriva autoritária do Executivo, as novas leis de restrição do consumo de álcool e de demonstrações públicas de afecto (tidas como parte integrante de uma agenda islamista) e o envolvimento de Ancara no sangrento conflito na vizinha Síria.
Segundo a Reuters, a acção da polícia apanhou desprevenidos muitos transeuntes, incluindo um grupo de crianças numa visita de estudo que acabaram atingidas por gás lacrimogéneo e uma turista egípcia que ficou ferida com gravidade ao ser atingida na cabeça por uma granada de fumo. Vários deputados da oposição e pelo menos um jornalista também foram agredidos. A Amnistia Internacional fala em «uso excessivo de força». O Governo promete investigar eventuais casos de abuso de autoridade.
Os confrontos paralisam o centro da metrópole turca, de acordo com correspondentes internacionais no país. No entanto, os acontecimentos desta sexta-feira tiveram pouca ou nenhuma cobertura por parte da imprensa nacional. Nas redes sociais, porém, o assunto domina as atenções e correm apelos para novos protestos em Istambul, Ancara (onde já se regista uma manifestação junto à sede do partido no poder) e outras cidades turcas. As imagens têm sido divulgadas em blogues como o tumblr Occupy Gezi.
O Parque Gezi situa-se na zona da Praça Taksim, palco habitual de protestos contra o Executivo. A 1 de Maio de 1977, o local ficou manchado pela morte de dezenas de pessoas que celebravam o Dia do Trabalhador. Actualmente, o bairro aloja alguns dos mais conhecidos e luxuosos hotéis da maior cidade da Turquia.
pedro.guerreiro@sol.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário