quinta-feira, 11 de abril de 2013

Relvas de volta à AR.


Relvas de volta à AR

11/04/2013 in Público

Lugar de deputado

O ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que anunciou a demissão na quinta-feira, manifestou intenção de retomar o seu lugar de deputado no Parlamento.
Miguel Relvas ainda não combinou o regresso com a direcção da bancada do PSD, mas já manifestou a intenção de voltar a ser deputado, depois de algumas semanas de pausa. O ministro demissionário - que ainda não foi exonerado - foi eleito por Santarém, onde era cabeça de lista nas legislativas de 2011. Quando tomar o seu lugar no Parlamento, deverá substituir a deputada Isilda Aguincha, que foi a sexta a ser eleita pelo mesmo círculo.
Quando for publicada a exoneração em Diário da República, Miguel Relvas tem de tomar automaticamente o seu lugar como deputado. Só depois é que poderia suspender ou renunciar. A suspensão só pode ser concedida em caso de doença grave por mais de 30 dias, por licença parental ou ainda no caso de ser constituído arguido num processo com moldura penal superior a três anos de prisão.
Relvas manifestou vontade, no entanto, de assumir o mandato de parlamentar. No discurso de demissão como ministro, na sequência de problemas com a obtenção da sua licenciatura, Relvas não garantiu que sairia da cena política. Pelo contrário, mostrou disponibilidade para "agora, em funções diferentes, continuar a lutar por um futuro melhor para Portugal".
A sua permanência em funções como ministro suscitou críticas na oposição. "Há os jardins suspensos e o Governo tem um relvas suspenso", disse Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda. S. R.



Sem comentários: