segunda-feira, 22 de abril de 2013

Parabéns ao Porto!! 250 anos de Torre dos Clérigos!

Parabéns ao Porto!!


250 anos de Torre dos Clérigos!

Torre dos Clérigos comemora 250 anos

O ano de 2013 assinala os 250 anos de existência da Torre dos Clérigos, uma das marcas do período barroco mais importantes do país e que está classificado como monumento nacional desde 1910. A Irmandade dos Clérigos aproveitou o simbolismo da data para lançar um programa de comemorações de forma a valorizar e potenciar o monumento que é considerado por muitos, como o ex-líbris da cidade ...do Porto.

No âmbito das comemorações a Irmandade assinou um protocolo com a autarquia do Porto, com vista a implementar um programa de ação para a recuperação, requalificação, valorização e divulgação daquele espaço religioso, desenvolvendo uma série de atividades em parceria. Ao abrigo do mesmo, a Câmara do Porto tem como objetivo abrir um posto municipal de turismo (i-point) no interior do edifício. Além disso, o documento prevê ainda isentar a Irmandade das taxas de ocupação da via pública, decorrentes da intervenção prevista para o edifício, bem como prestar o apoio necessário na elaboração das candidaturas ao QREN.

Outro dos grandes objetivos é reabilitar todo o monumento, uma obra que será executada a longo-prazo e que tem um orçamento estimado na ordem de um milhão e meio de euros, segundo o padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos. “Estamos esperançados que se possam lançar as obras de recuperação em todo o edifício ainda durante 2013. Temos quase encerrado o projeto de obra que contempla todos os três pisos que existem entre a Torre e a Igreja, cujo objetivo é tornar num espaço museológico”, explicou à Porto Sempre. Essencialmente, o lançamento da recuperação está dependente do financiamento através de apoios públicos. Contudo, já se encontra em obras de reabilitação a Capela de Nossa Senhora da Lapa, cuja frente está virada para a Rua dos Clérigos. Aqui, o orçamento é mais baixo, na ordem dos 100 mil euros e os custos são suportados na íntegra pela Irmandade dos Clérigos. A requalificação ao nível do interior contempla o restauro de diversas peças, da capela-mor e dos órgãos.

In http://torredosclerigos.pt/pt/noticias/26-torre-dos-clerigos-comemora-250-anos

Sem comentários: