segunda-feira, 1 de abril de 2013

TVI transfere jornalistas e aumenta tensão na redacção.


 "as mudanças são um ajuste de contas com a posição do conselho de redacção no caso da participação feita pela jornalista Ana Leal e com os apupos a Judite de Sousa na gala de 20 anos da TVI"
TVI transfere jornalistas e aumenta tensão na redacção

Por Jornal i, publicado em 1 Abr 2013

Direcção de informação transferiu jornalistas entre várias secções. Três são do conselho de redacção

As transferências de jornalistas entre as várias secções da redacção da TVI está a aumentar a tensão na televisão. Segundo adiantou ontem o “Público”, a direcção de informação de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa transferiu vários jornalistas, sendo que três deles são membros do conselho de redacção. O jornal diário falou com vários jornalistas da televisão de Queluz de Baixo que, sob anonimato, consideram que as mudanças são um ajuste de contas com a posição do conselho de redacção no caso da participação feita pela jornalista Ana Leal e com os apupos a Judite de Sousa na gala de 20 anos da TVI, no fim de Fevereiro. Um dos jornalistas visado com as mudanças é Filipe Mendonça, membro do anterior conselho de redacção e que terá sido acusado internamente de ter vaiado a subdirectora na gala. Nas transferências agora decididas, passa da secção de sociedade para a de internacional.
Já Pedro Veiga, que pertence actualmente ao órgão que representa a redacção junto da direcção e que pode discutir questões editoriais e deontológicas, passa da sociedade para a secção de desporto. Por sua vez, Carlos Enes, membro eleito do conselho de redacção, sai de uma equipa especial da TVI para analisar temas de actualidade de forma mais profunda para integrar agora a secção de política. Maria José Garrido, sindicalista e também membro do conselho de redacção da TVI, passa para a secção de sociedade, deixando a secção de política, em que estava há vários anos.
A TVI respondeu ao “Público”, por email, que “não tem por hábito pronunciar-se sobre questões internas, pelo que não se irá pronunciar sobre este assunto”.
O caso que lançou a polémica no interior da redacção esteve relacionado com uma notícia da jornalista Ana Leal sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). A notícia estava no alinhamento do Jornal das Oito de 26 de Janeiro e terá sido retirada por decisão de Judite de Sousa. A peça em causa foi emitida apenas na TVI24, no programa 25.a Hora, que tem transmissão à meia-noite. A notícia referia que o Departamento Central de Investigação e Acção Penal avocou um processo sobre a parceria público-privada do SIRESP, mas que depois decidiu não reabrir o processo. A peça de Ana Leal não referia o recuo do DCIAP e estaria para ser emitida a 26 de Janeiro com outra do jornalista Carlos Enes. O conselho de redacção acabou por dar razão à jornalista numa declaração assinada apenas pelos seis membros, não subscrita por José Alberto Carvalho, que é membro do órgão por inerência. O CR entendeu ainda que a opção afectou a credibilidade da TVI.

Sem comentários: