Sobre este mesmo
tema VER:
TÍTULO: As lojas
tradicionais da Baixa : desafios presentes e futuros / António Sérgio Rosa de
Carvalho
IN: Baixa
Pombalina : bases para uma intervenção de salvaguarda / coord. João Mascarenhas
Mateus. – Lisboa : Câmara
Municipal.
Pelouro do Licenciamento Urbanístico e Reabilitação Urbana, 2005. – p. 93-100 :
il.
Proposta do executivo municipal
vai ser discutida em reunião de câmara nesta quarta-feira
Lisboa quer criar marca para Lojas com História
24/02/2015 |
19:49 | Dinheiro Vivo
A Câmara de
Lisboa discute hoje uma proposta que pretende criar uma marca para as lojas
históricas da cidade, como a Luvaria Ulisses ou a Confeitaria Nacional, para
colocar o comércio como uma"marca diferenciadora da cidade".
A vereadora Graça
Fonseca explicou ao Dinheiro Vivo que "hoje em dia as principais cidades
têm que seguir um modelo diferenciador, porque isso é importante do ponto de
vista económico, cultural e também para o turismo. Essa dimensão cultural e
histórica diferencia Lisboa de Madrid e isso passa também pelo comércio".
O objetivo passa
por criar um selo que distinga as lojas que fazem parte da cidade, mas também
um guia destas lojas, coleções dos produtos vendidos por estes espaços e
prémios a atribuir periodicamente a estes espaços.
Graça Fonseca
quer ver o processo a arrancar rapidamente para que até ao fim do ano esteja
desenhado o selo e feito o levantamento de todas as lojas que podem cumprir os
requisitos e que mais diferenciam Lisboa de outras cidades para integrarem este
selo, que visa "preservar os espaços e edifícios e até o património
cultural, porque há alguns painéis de azulejos, por exemplo".
No programa serão
incluídas as lojas "com elementos urbanísticos, culturais e económicos,
incluindo as oficinas (dentro e fora das
lojas) existentes
na cidade que trabalhem artes e ofícios ligados ao comércio de manufatura ou
que, não estando ligadas ao comércio, tenham potencial para fazer parte deste
projeto e desenvolver a sua atividade", segundo a proposta que vai ser
hoje apresentada em reunião de câmara.
Os benefícios
para estas lojas além da visibilidade dada aos seus produtos, podem passar
pelas taxas municipais.
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