quarta-feira, 8 de maio de 2013

Menezes critica os que "enchem a boca com Sá Carneiro" e não poupa Rui Moreira.


Menezes critica os que "enchem a boca com Sá Carneiro" e não poupa Rui Moreira

Por Margarida Gomes in Público
08/05/2013

PSD apresenta Aguiar- -Branco como candidato à AMP no mesmo dia em que se sabe que o seu pai é mandatário da lista do PS

Ao fim de 30 anos de divergências profundas, Luís Filipe Menezes e José Pedro Aguiar-Branco estão agora do mesmo lado da barricada e não poupam nos elogios. Aguiar-Branco, que disputou as eleições para a liderança do partido contra Passos Coelho e Paulo Rangel, obtendo então um resultado muito discreto, aceitou o convite para liderar a lista do PSD à Assembleia Municipal do Porto (AMP).
Segunda-feira, os dois sociais-democratas estiveram lado a lado num jantar, em Paranhos, no Porto, onde o ministro da Defesa foi oficialmente apresentado como candidato à AMP e ouviu da boca de Menezes os mais rasgados elogios. A apresentação da sua candidatura aconteceu numa altura em que Menezes está impedido de encabeçar a lista do PSD devido a uma decisão de um tribunal de primeira instância do Porto
Curiosamente, Aguiar-Branco foi apresentado no mesmo dia em que foi divulgado que o seu pai, Fernando Aguiar-Branco, é o mandatário da candidatura do socialista Manuel Pizarro à Câmara do Porto.
As acusações de outrora de Aguiar-Branco a Menezes ficaram na gaveta e os dois candidatos assumiram perante uma plateia de militantes e alguns dirigentes as suas divergências do passado de "mais de 30 anos" e tentaram passar a mensagem de que o machado de guerra está enterrado. "Não podia encontrar uma personalidade mais certa", declarou Menezes, enaltecendo o candidato à AMP - "é um social-democrata da velha guarda, que acredita nos valores da social-democracia".
Dos valores da social-democracia a Francisco Sá Carneiro foi um salto. O presidente da Câmara de Gaia aproveitou para criticar aqueles que "enchem a boca com Francisco Sá Carneiro", numa óbvia indirecta a Rui Moreira, seu adversário na corrida eleitoral à câmara, e que tem a seu lado familiares do antigo primeiro-ministro de Portugal.
A irmã de Francisco Sá Carneiro, Ana Maria, o filho do ex-primeiro-ministro, José Sá Carneiro, e a sobrinha Maria Sá Carneiro integram todos a Comissão de Honra do candidato independente, Rui Moreira, que disputa potencialmente o mesmo eleitorado que Menezes. De resto, a irmã do fundador do PSD esteve presente na cerimónia de apresentação da candidatura de Rui Moreira, quebrando um acordo que existia na família, desde que o ex-primeiro-ministro morreu, de ninguém participar em manifestações de carácter político.
O candidato social-democrata nunca perdeu de vista Rui Moreira e, por diversas vezes, fez alusões indirectas à sua candidatura. Advertiu que "nada vergará" a sua candidatura e que o "PSD vai vencer as eleições autárquicas contra tudo e contra todos", proclamando: "Não há candidatura alternativa". E para a plateia deixou um aviso: "O PSD tem neste momento duas possibilidades: ou vence as eleições ou é derrotado; mas nós vamos vencer contra tudo e contra todos".
Aguiar-Branco aludira às diferenças que teve com Menezes e disse que "assumir com transparência a diferença do passado em benefício de um projecto superior dá a autoridade que permite a denúncia dos que se conjugam hoje, apenas, porque têm um adversário comum. É exactamente por causa dessas diferenças que aqui estou hoje".
Avisando que o combate vai ser difícil e que "este é um dos momentos mais críticos da história da nossa democracia, mas também um dos mais decisivos da história do nosso partido", o candidato à AMP também acabaria por falar do ex-primeiro-ministro para dizer que "o herdeiro do legado político de Sá Carneiro é o Partido Social Democrata".



Sem comentários: