quarta-feira, 8 de maio de 2013

Arte Equestre volta aos jardins de Queluz.


Arte Equestre volta aos jardins de Queluz

08/05/2013 in Público

Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada no Palácio de Queluz, está a ser remodelada pela Parques de Sintra

A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) retoma esta manhã as suas demonstrações semanais nos jardins do Palácio Nacional de Queluz, anunciou a Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML), empresa de capitais públicos que gere a escola e o palácio.
Nas exibições, que se vão realizar todas as quartas-feiras durante cerca de meia hora, participam 11 cavalos lusitanos, que serão montados por oito cavaleiros e executarão passos a solo, ares altos, rédeas longas e carrossel. Os cavaleiros trajam casaca e usam tricórnio, segundo o figurino do século XVIII.
A escola tem a seu cargo 49 cavalos lusitanos, criados na Coudelaria de Alter do Chão, no Alto Alentejo, fundada em 1748 por D. João V. Estes cavalos distinguem-se por diversas características físicas, como uma "garupa forte e arredondada" ou "espáduas compridas, oblíquas e bem musculadas", segundo o padrão referenciado pela Associação de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. O cavalo lusitano é muito concentrado e tem especial aptidão para os exercícios e alta escola equestre e ainda para o combate, a caça, o toureio ou o maneio de gado, refere a mesma associação.
A EPAE, fundada em 1979 pelo veterinário e cavaleiro Filipe Graciosa, tem sede no palácio que foi residência régia de veraneio e, segundo a PSML, citada pela agência Lusa, tem como objectivos "promover o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional portuguesa e recuperar a tradição da Real Picaria". A Real Picaria foi a academia equestre da corte portuguesa no século XVIII, que usava o Picadeiro de Belém, actual Museu dos Coches, em Lisboa.
A escola é dirigida desde Novembro pela veterinária Teresa Abrantes e a sua gestão foi entregue à PSML pelo Governo em Setembro. Actualmente, segundo esta empresa, "encontra-se em desenvolvimento o projecto de recuperação das instalações, com o objectivo de melhorar as condições de trabalho, alojamento dos cavalos, acolhimento de visitantes e apresentações ao público".



Sem comentários: