segunda-feira, 30 de junho de 2014

Se ganhar o PS, Costa fica na câmara de Lisboa até às legislativas.

( ...) “Até porque, António Costa já tinha assumido, em 2011, que "não é possível acumular a liderança do PS e a presidência da Câmara Municipal de Lisboa", porque "o PS precisa de um secretário-geral a tempo inteiro e o município de Lisboa de um presidente com dedicação exclusiva".

A declaração foi feita após a demissão de José Sócrates que abriu a porta à disputa pela liderança no PS. E Costa não avançou nessa altura com o argumento de que não era desejável acumular os dois cargos e não podia deixar de cumprir o "compromisso" que assumiu com os eleitores de Lisboa. "É o melhor contributo para credibilizar a política", garantia, há três anos, António Costa.”

Se ganhar o PS, Costa fica na câmara de Lisboa até às legislativas
Por Luís Claro
publicado em 30 Jun 2014 in (jornal) i online

PSD/Lisboa acusa Costa de andar a fazer campanha no PS à custa dos contribuintes
Mesmo que seja o vencedor das primárias no PS, António Costa vai ficar à frente da câmara de Lisboa até às eleições legislativas, que estão previstas para Outubro de 2015. Ou seja, Costa vai acumular a liderança do PS com a presidência da câmara de Lisboa, depois de ter ouvido críticas dos apoiantes de Seguro por deixar a câmara apenas um ano depois de ter sido reeleito para a maior autarquia da capital.

Costa garantiu ao "Expresso" que se manterá como presidente da câmara se vencer as eleições internas no PS e o i apurou que o autarca não sairá antes das legislativas. Uma decisão que já tinha sido comunicada à sua equipa na câmara de Lisboa.

A possibilidade de António Costa abandonar a câmara já tinha entrado na campanha interna do PS com Eurico Brilhante, membro do Secretariado Nacional e apoiante de Seguro, a acusar o autarca de Lisboa de "menos de um ano depois" de ter sido eleito dizer "aos seus eleitores: peço desculpa, mas vou fazer outra coisa". Brilhante, num debate na TVI 24 com Marcos Perestrello, há duas semanas, defendeu mesmo que "aos olhos dos seus eleitores", Costa é hoje "menos credível".

A expectativa era que o autarca de Lisboa deixasse a presidência e desse lugar ao seu número dois, Fernando Medina. Até porque, António Costa já tinha assumido, em 2011, que "não é possível acumular a liderança do PS e a presidência da Câmara Municipal de Lisboa", porque "o PS precisa de um secretário-geral a tempo inteiro e o município de Lisboa de um presidente com dedicação exclusiva".

A declaração foi feita após a demissão de José Sócrates que abriu a porta à disputa pela liderança no PS. E Costa não avançou nessa altura com o argumento de que não era desejável acumular os dois cargos e não podia deixar de cumprir o "compromisso" que assumiu com os eleitores de Lisboa. "É o melhor contributo para credibilizar a política", garantia, há três anos, António Costa.

"A CÂMARA É QUE LHE PAGA
" O PSD/Lisboa joga ao ataque contra António Costa e acusa-o de andar a fazer campanha à custa dos contribuintes da cidade. "O PSD está muito preocupado. A câmara é que lhe paga o salário e ele não se encontra na câmara, porque anda a fazer campanha à custa dos contribuintes da cidade", diz ao i Mauro Xavier.


O líder do PSD/Lisboa pede a António Costa para decidir se quer ser presidente da câmara ou líder do PS e garante que, na campanha interna dos socialistas, estão também com frequência outros vereadores. "Em todas as acções de campanha está o Fernando Medina, o Duarte Cordeiro e os presidentes de junta. O PSD está extremamente preocupado e já pediu uma clarificação. Vamos esperar para perceber o que vai acontecer", acrescenta Mauro Xavier.

Sem comentários: