terça-feira, 10 de junho de 2014

Lisboa. Santo António sem apoio de bombeiros nem recolha de lixo

Em 2011 Recolhidas 55 toneladas de lixo da noite de Santo António

Lisboa. Santo António sem apoio de bombeiros nem recolha de lixo
Por Marta Cerqueira
publicado em 10 Jun 2014 in (jornal) i online
Bombeiros e cantoneiros marcaram greve para a véspera de feriado. Falta de investimento e reforma administrativa estão na base dos protestos

Além de marchas e casamentos, os santos populares em Lisboa vão ficar este ano marcados pelas greves dos cantoneiros e dos bombeiros sapadores agendadas para quinta-feira. O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) decidiu manter o pré-aviso de greve para dia 12 de Junho, apesar da intenção da câmara de contratar 75 novos cantoneiros de limpeza. "Este foi o único ponto em que a câmara cedeu, mas, mesmo assim, consideramos o número insuficiente", explicou ao i Vítor Reis, presidente do sindicato.

A decisão da autarquia surge depois de ter transferido cerca de 900 trabalhadores daquela categoria profissional para as juntas de freguesia, no âmbito da transferência de competências, vendo-se actualmente confrontada com uma deficiente recolha de lixo em algumas zonas da cidade.

Para o sindicalista, o mapa de trabalho na higiene urbana já era deficitário anteriormente, tendo os trabalhadores que circular entre as várias actividades do sector. Vítor Reis refere que actualmente entre 15 a 20% dos circuitos de recolha de lixo ficam por realizar e garante que seriam precisos no mínimo 200 trabalhadores para fazer face aos problemas mais imediatos. "Algumas pessoas pensam que os cantoneiros já estão em greve há muito tempo tendo em conta as falhas diárias", acrescentou. Recorde-se que antes da reforma administrativa, a remoção, lavagem e varredura das ruas da competência da câmara, sendo que apenas as duas últimas tarefas transitaram para as juntas.

As dificuldades iniciais da fase de transição de trabalhadores levaram a autarquia a pedir ajuda às juntas de freguesia para a limpeza de espaços urbanos durante a realização de grandes eventos, como o caso de jogos de futebol, festivais de música e os santos populares. Foi pedida a cada freguesia uma uma média entre 3 e 8 trabalhadores e a grande maioria tem vindo a colaborar.

BOMBEIROS Também os Sapadores de Bombeiros de Lisboa cumprem na quinta-feira uma greve de 24 horas, mesmo depois de a autarquia ter aberto um concurso para 50 novos profissionais. Segundo o comunicado do STML, os bombeiros contestam o "número de operacionais insuficientes", o "estado lamentável" dos equipamentos de protecção individual, a inexistência de fardamento, o número reduzido de viaturas de socorro e a falta de condições de alguns quartéis.

Em dia de marchas populares, casamentos de Santo António e arraiais por toda a cidade, os bombeiros vão assegurar apenas os serviços mínimos. Segundo o vereador da Segurança da autarquia, os bombeiros actuam em ocorrências graves, mas não vão estar disponíveis para trabalhos menores como o arrombamento de portas, resgate de animais ou pequena inundações domésticas.


Vítor Reis garantiu ao i que a escolha do dia para a realização da greve não foi propositada, "até porque as festas em Lisboa duram o mês de Junho inteiro", mas acredita que o impacto poderá ser maior ao calhar em vésperas de feriado municipal.

Sem comentários: