segunda-feira, 11 de junho de 2018

O novo turismo



O novo turismo
José Vítor Malheiros

Dantes os turistas chegavam a uma cidade, compravam um guia turístico e um mapa e tinham de ir fazendo perguntas às pessoas na rua para saber onde era a paragem do autocarro, qual era o melhor caminho para a igreja, qual era o melhor restaurante e, quando chegavam ao restaurante, perguntavam às pessoas da mesa do lado e aos empregados o que lhes recomendavam que pedissem para o almoço. A Internet, o GPS, os smartphones, o Google Maps e o TripAdvisor, o Zomato e os outros serviços semelhantes mudaram tudo isso.
Agora os turistas chegam a uma cidade, procuram no telemóvel onde estão os monumentos, olham para o telemóvel para saberem onde estão e qual é o melhor caminho para irem para o sítio onde querem ir, procuram no telemóvel a paragem de autocarro, o restaurante, as críticas do restaurante, os comentários das pessoas que já lá comeram e os pratos recomendados e, quando chegam ao castelo, em vez de pedir a um passante para lhes fazer uma fotografia, fazem uma selfie.
O telemóvel tem tudo lá dentro e dispensa a interacção com os nativos. Os nativos têm o mau hábito de falar a língua local ou péssimo inglês e o telemóvel fala a língua dos turistas. Todas as línguas de todos os turistas. Com um telemóvel é possível passar uma semana numa cidade e não interagir uma só vez com os nativos. Recebe-se no telemóvel o código para abrir a porta do alojamento local, lê-se tudo na nossa própria língua e temos acesso aos comentários dos nossos compatriotas que têm os mesmos gostos gastronómicos que nós.
Com uma utilização intensiva do telemóvel podemos ter a certeza de reduzir as surpresas ao mínimo. Sabemos que depois daquela curva há uma fonte e depois um prédio amarelo e até sabemos que o prato que vamos pedir naquele restaurante (que 78 por cento dos clientes classificam como Bom ou Muito Bom) pode estar excessivamente salgado e que é melhor pedir previamente para não porem sal. Nem precisamos de levantar a cabeça e de olhar para as ruas para saber o que lá está. O telemóvel mostra. Street View. O telemóvel traduz. O telemóvel explica o contexto e dá o background. O telemóvel promete turismo sem sobressaltos, sem o obstáculo das línguas indígenas e com um mínimo de choque de culturas.
Com o telemóvel e o GPS podemos fazer turismo e ter a sensação de que não saímos da nossa terra. Podemos ter a sensação de que não saímos da nossa sala. Com um smartphone, podemos fazer turismo sem imprevistos e sem perturbações.
Graças aos smartphones e à Internet, fazer turismo num país desconhecido pode ser uma experiência tão calma e tão familiar como estar sentado em frente ao nosso computador.

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