quarta-feira, 13 de junho de 2018

Muito lixo nas ruas? Lisboa prepara “grande campanha de sensibilização” da população



Muito lixo nas ruas? Lisboa prepara “grande campanha de sensibilização” da população

Samuel Alemão
Texto
13 Junho, 2018

O problema é antigo e sobre ele muito se tem escrito, ao longo de décadas. Lisboa é ou não mais limpa que as outras grandes cidades europeias? A sujidade no espaço público já foi bem pior ou, pelo contrário, estamos a descer os padrões? E, afinal, de quem é a culpa por essa mais ou menos difusa sensação de insalubridade? As respostas dependerão sempre de padrões de apreciação relativamente subjectivos. Mas a Câmara Municipal de Lisboa (CML), principal responsável pela limpeza do espaço público da capital, parece dar razão aos que dizem que há muita gente a precisar de receber umas lições de civismo. Por isso, está já a preparar o lançamento, entre o fim deste ano e o princípio do próximo, de uma “grande campanha de sensibilização” da população para a necessidade de “comportamentos adequados” ao nível da higiene urbana. Mas, ao contrário de outras campanhas já realizadas, esta não se cingirá aos tradicionais meios de divulgação. Prevê também o envolvimento dos cidadãos no papel de educadores dos demais.

Os contornos da acção de comunicação têm estado a ser discutidos entre a Câmara de Lisboa e a Valorsul, entidade responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos de 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste, adiantou Duarte Cordeiro, vereador com o pelouro da Higiene Urbana, durante a última reunião descentralizada do executivo municipal, depois de uma munícipe se queixar da falta de limpeza do espaço público. “Estamos a definir com a Valorsul aquilo que queremos que seja a campanha, para enviarmos às agências de comunicação para podermos ter propostas e, até ao final do ano, adjudicarmos a campanha de sensibilização”, revelou o também vice-presidente da autarquia, salientando que a mesma terá como objectivo alertar para a necessidade de fazer reciclagem e suscitar “comportamentos adequados do ponto de vista da higiene urbana”. Mais que isso, o autarca tem a ambição que a campanha envolva também os cidadãos, não se limitando apenas aos meios de comunicação.

“Estamos a pensar uma campanha que permita ter materiais para os moradores poderem sensibilizar os vizinhos, para as juntas de freguesia poderem elas também fazer campanhas e para as escolas poderem ter materiais onde as crianças possam aprender e sensibilizar os pais”, explicou Duarte Cordeiro, dando conta da intenção de transformar a planeada acção de comunicação institucional num mais vasto projecto de consciencialização da população em torno da questão da higiene urbana. Isto apesar de, logo de seguida, relativizar as frequentes críticas à sujidade das ruas da capital portuguesa. “Acredito que somos muito mais limpos que outras cidades. De cada vez que viajo, reparo no lixo e tenho a convicção de que há cidades muito piores que nós do ponto de vista da higiene urbana. Mas nada disso serve de desculpa. Partilho da ambição de fazer a cidade bastante mais limpa do que actualmente é”, confessou o vereador.

Sem comentários: