sábado, 29 de março de 2014

Câmara de Lisboa escolhe Pavilhão Carlos Lopes para Centro de Congressos


Câmara de Lisboa escolhe Pavilhão Carlos Lopes para Centro de Congressos
25 de Março de 2014 às 15:52 por Raquel Relvas Neto
Um novo Centro de Congressos em Lisboa é uma das prioridades da Câmara Municipal no processo de reabilitação da cidade e até já há um local escolhido para a infra-estrutura, o actual Pavilhão Carlos Lopes. A garantia foi dada pelo vereador Manuel Salgado, responsável pelos pelouros do Planeamento, Urbanismo, Reabilitação Urbana e Espaço Público, durante a conferência “O Papel do Turismo na Regeneração dos Bairros Tradicionais de Lisboa”, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana.

Estiveram em estudo várias localizações para o Centro de Congressos, entre os quais a Expo, Santa Apolónia, o Alto do Parque Eduardo VII e Pedrouços. No entanto, a escolha recaiu no Pavilhão Carlos Lopes. A localização, junto a uma estação de metro, o parque de estacionamento e nove mil camas a walking distance são as mais-valias do espaço, além de permitir “dinamizar a oferta hoteleira da zona”.

O novo centro de congressos terá capacidade para cinco mil pessoas e uma valência desportiva.

Apesar do local estar identificado, Manuel Salgado adverte para o facto de existirem “poucos fundos de financiamento para este projecto”. Os que existem resultam “das contrapartidas do jogo, mas precisamos de elaborar uma forma sustentável de financiamento”, afirma. “Os fundos europeus não nos deixam grandes esperanças”, conclui.

O vereador, que falava no painel: “Que políticas públicas servem o desenvolvimento turístico?”, defende que o projecto contribui para a valorização da cidade de Lisboa.

Além do Centro de Congressos, outra das prioridades da autarquia é a construção de um Museu dos Descobrimentos, chamado Centro Descobrir, que resulta de uma parceria com a Armada Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa, cuja localização prevista é a Ribeira das Naus.

http://www.publituris.pt/2014/03/25/...de-congressos/

Sem comentários: