quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sampaio da Nóvoa: como (e com quem) vai ser o pontapé de saída da corrida para Belém

Dúvida: Costa, irá?
Mas o que pensa Neto da candidatura de Nóvoa? “Não vou fugir à questão: honestamente, não conheço o Professor. Nunca falei com ele”, disse ao Observador.

Sampaio da Nóvoa: como (e com quem) vai ser o pontapé de saída da corrida para Belém
28/4/2015, OBSERVADOR

O antigo reitor da Universidade de Lisboa apresenta esta quarta-feira no Teatro Trindade a candidatura presidencial. Com casa cheia, ecrã gigante e apoios de peso. Dúvida: Costa, irá?

A corrida de Sampaio da Nóvoa para Belém começa esta quarta-feira. O antigo reitor da Universidade de Lisboa vai apresentar no Teatro Trindade, em Lisboa, pelas 19h30, a candidatura à Presidência da República. Nenhum representante partidário foi oficialmente convidado, mas Almeida Santos, presidente honorário do PS, já confirmou que vai. Soares e Sampaio também. Eanes, em princípio, não, talvez envie apenas uma declaração. Mas pode haver mais surpresas – António Costa, por exemplo. O líder dos socialistas marcará, ou não, presença na cerimónia?

Contactado pelo Observador, o gabinete do partido esclareceu que ninguém da direção do PS foi convidado para a apresentação da candidatura de Sampaio da Nóvoa e remeteu para a agenda pública do secretário-geral, cujo último evento é às 17 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, onde vai assistir à tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). O que significa que, se António Costa decidir marcar presença no Teatro Trindade o fará, não como líder do PS, mas apenas a título pessoal.

Mesmo se o secretário-geral socialista decidir não aparecer, entre a plateia não faltarão apoios importantes: além de Almeida Santos, também Vítor Ramalho, ouvido pelo Expresso, já deu o “sim” – o soarista é há muito um confesso apoiante da candidatura de Sampaio da Nóvoa.

Mais: entre os antigos Presidentes da República, as presenças de Mário Soares e Jorge Sampaio também são esperadas, embora a comparência dos dois ainda não tenha sido confirmada. Ramalho Eanes, por sua vez, já terá dito que não marcará presença na apresentação da candidatura de Sampaio da Nóvoa, mas a possibilidade de enviar uma declaração ainda está em cima da mesa, escreve o jornal.

As portas do Teatro Trindade – espaço com capacidade para 480 pessoas – abrem-se às 19h e a expectativa, revelou fonte oficial da candidatura de Sampaio da Nóvoa, é que marquem presença “figuras de vários quadrantes políticos”, mas, e sobretudo, “pessoas da sociedade civil que têm demonstrado apoio à candidatura do Professor”. Os organizadores esperam uma casa a rebentar pelas costuras – será mesmo colocado um ecrã gigante no exterior para aqueles que não conseguirem entrar no Teatro.

Foi precisamente essa vontade de responder ao “entusiasmo” demonstrado pela sociedade civil a Sampaio da Nóvoa que motivou a escolha do Teatro Trindade, em detrimento de outra sala menor, explicou a mesma fonte. E, também por isso, os convites não foram “exaustivos” – na lista de convidados do antigo reitor estarão apenas “pessoas próximas”, que se foram cruzando na vida pessoal e profissional de Nóvoa.

De resto, todos os partidos contactados pelo Observador, repetiram a mensagem do PS e garantiram que não foi endereçado qualquer convite oficial, salvaguardando, no entanto, a possibilidade de atuais e antigos militantes poderem marcar presença no evento a título pessoal.

Sampaio da Nóvoa parece, assim, estar disposto a sublinhar um recado que já tem deixado várias vezes: embora seja apontado como candidato do PS, a sua candidatura, garante, é independente.

Henrique Neto com olhos postos no rival? Nem por isso

Ainda antes de Sampaio da Nóvoa ter decidido apresentar a candidatura às presidenciais, já Henrique Neto, antigo militante socialista, tinha começado a percorrer a estrada para Belém. Mas o que pensa Neto da candidatura de Nóvoa? “Não vou fugir à questão: honestamente, não conheço o Professor. Nunca falei com ele”, disse ao Observador.

Mas amanhã, quando todos os olhos estiverem postos no Teatro Trindade, estará Henrique Neto entre os espectadores? “Não vou poder ver, estou cheio de trabalho. Depois leio nos jornais. Tenho de tratar da minha candidatura”.

Uma candidatura que segue a todo gás: esta semana, o antigo militante socialista reuniu-se com PSD e PS – os outros partidos ainda não responderam ao pedido – e para semana deverá reunir com UGT e CGTP-IN.

Entre conferências em vários pontos do país e encontros com partidos e sindicatos, Henrique Neto vai visitar a 6 de maio o porto de Sines. O objetivo é chamar a “atenção do país e do Governo” para aquele que considera ser o “fator mais relevante de atração de investimento externo”. A missão, acrescentou, “é também colocar na agenda política antes das legislativas assuntos que têm sido negligenciados”.


Com várias máquinas eleitorais no terreno, será agora vez de Sampaio da Nóvoa se juntar (oficialmente) à corrida. Quem será o próximo?

Sem comentários: