terça-feira, 23 de abril de 2019

Afluência de turistas à Livraria Lello fecha Rua das Carmelitas



A 'Barcelonização' do Porto, ou, a transformação da vivência de uma cidade num Parque de Diversões, com um forte impacto nos seus moradores e na sua vida quotidiana ...
OVOODOCORVO

Afluência de turistas à Livraria Lello fecha Rua das Carmelitas

Por Bárbara Brochado e Inês Moreira há 24 horas

O número elevado de visitantes, sobretudo espanhóis, nos últimos dias levou a Câmara Municipal do Porto a fechar ao trânsito a Rua das Carmelitas. A rua ainda se encontra encerrada esta segunda-feira.
Elevada procura de turistas, sobretudo espanhóis, durante esta época festiva encerra Rua das Carmelitas. FOTO: LIVRARIA LELLO
A Rua das Carmelitas esteve fechada na sexta-feira e no sábado devido ao elevado fluxo de turistas que visitaram a Livraria Lello, na baixa do Porto. Por dia, “perto de 4.000″ visitantes recorreram ao local, um número superior ao registado no ano passado.

Ao JPN, Andreia Ferreira, do departamento de Marketing e Comunicação da Lello, adiantou que o fecho da rua é “um desejo que a Livraria Lello já tem há algum tempo e que tem manifestado”. A decisão de encerrar a rua por estes dias partiu da Câmara Municipal do Porto preocupada com a “mobilidade e segurança” de quem frequenta o espaço.

A entrada na Lello custa cinco euros, valor que pode ser dedutível na compra de livros. José Manuel Lello, um dos responsáveis da livraria, adiantava há dois anos ao JPN que a livraria era “das que efetivamente vende mais livros” e que deixou de ser encarada como um monumento – muito apetecível às fotografias e nem tanto às compras – desde que passou a ter um custo.

Palácio da Bolsa reforça visitas em espanhol na Páscoa
Apesar de os números deste ano ainda não estarem fechados, Miguel Maria, diretor executivo da Associação Comercial do Porto, adiantou ao JPN que o Palácio da Bolsa registou nos últimos dias mais 3400 visitantes do que no ano anterior, pela mesma altura. A nacionalidade espanhola continua a representar mais de 50% das visitas.

Em resposta à elevada procura de turistas espanhóis durante a época da Páscoa, a Associação Comercial do Porto reforçou a equipa de guias e o número de visitas em língua espanhola durante o período de 15 a 28 de abril. “Para responder a esta procura, decidimos fazer este reforço para melhorar a qualidade e a frequência das visitas”, destacou Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, em comunicado.

Artigo editado por César Castro

Sem comentários: