quarta-feira, 10 de abril de 2019

Bolsonaro quer explorar Amazónia com os Estados Unidos / VIDEO: Bolsonaro fala à Jovem Pan





Aqui a entrevista completa em Video: "Bolsonaro quer explorar Amazónia com os Estados Unidos" ... Sem palavras para esta cegueira e irresponsabilidade ... Explorar a Amazônia e abri-la à exploração agrícola e mineral !? O último reduto e última reserva/santuário Ambiental no Mundo !? Cataclismo Ecológico !!

OVOODOCORVO


Bolsonaro quer explorar Amazónia com os Estados Unidos

O Presidente quer explorar o 'pulmão do mundo' em parceria com os EUA e rever as demarcações indígenas para que os índios possam vender as terras a quem quiserem

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou que durante o seu encontro com o homólogo americano, Donald Trump, propôs a abertura da exploração da região amazónica em parceria com os Estados Unidos. "Quando estive agora com Trump, conversei com ele que quero abrir para ele explorar a região amazónica em parceria. Como está, nós vamos perder a Amazónia, aquela área é vital para o mundo", afirmou Bolsonaro numa entrevista à emissora de rádio Jovem Pan.

Em entrevista ao jornalista Augusto Nunes, da Pan, exibida na noite de segunda-feira, no Brasil, a pretexto dos 100 dias do novo Executivo, Jair Bolsonaro prometeu rever demarcações indígenas na Amazónia, denunciou o que chamou de "indústria das demarcações" e admitiu, com todas as letras, que quer "explorar a região amazónica com os Estados Unidos".

"A demarcação que eu puder rever, eu vou rever", afirmou. Bolsonaro também defendeu que indígenas e quilombolas "possam vender ou explorar" suas terras "da maneira como acharem melhor", criticou ainda o que chamou de "indústria da demarcação", o que "inviabiliza qualquer projeto na Amazónia".


Ao ser questionado sobre o que queria dizer com perder a Amazónia, Bolsonaro alegou que a ONU discute com indígenas a possibilidade de se criar novos países no Brasil e acusou uma minoria dentro da Fundação Nacional do Índio (Funai) de impedir o desenvolvimento da região para "ganhar dinheiro em cima dos indígenas".

Na entrevista, o Presidente criticou também o que chamou de "indústria" de demarcação de terras indígenas, que inviabilizaria projetos de desenvolvimento da Amazónia. Bolsonaro alegou que muitas demarcações foram feitas com "laudos suspeitos", citando acusações de fazendeiros.

O Presidente afirmou que pretende rever todas as demarcações que puder e defendeu que os indígenas possam vender essas regiões. "O índio é um ser humano igual a eu e você. Ele quer energia elétrica, ele quer dentista para arrancar o toco de seu dente que está doendo, ele quer médico, ele quer internet", argumentou.

A Constituição atribui ao Estado o dever de demarcar terras indígenas, que são áreas destinadas à sustentabilidade dos povos nativos. Existentes em todos os estados brasileiros, elas abrangem cerca de 14% da superfície nacional e, salvo situações excepcionais, não podem ser exploradas por não índios.

Sem comentários: