terça-feira, 16 de abril de 2019

Notre-Dame: por que não se pode usar grande quantidade de água para combater este incêndio?




Donald Trump Says of Notre Dame Fire: 'Perhaps Flying Water Tankers Could Be Used to Put it Out. Must Act Quickly!'
“Deixar cair grande quantidade de água sobre as chamas que lavram na Catedral de Notre-Dame não é uma opção. A força da água lançada de um avião Canadair, por exemplo, poderia provocar danos irreparáveis, segundo o Le Monde.”
Mais uma vez Trump perdeu uma oportunidade para estar calado, confirmando na sua impetuosidade no Twitter uma imagem já consolidada da carcatura de Major Kong no Dr Strangelove de Kubrick …
OVOODOCORVO

Notre-Dame: por que não se pode usar grande quantidade de água para combater este incêndio?
Cerca de 400 bombeiros foram mobilizados para apagar as chamas na catedral de Paris.

Lina Santos
15 Abril 2019 — 21:23

Deixar cair grande quantidade de água sobre as chamas que lavram na Catedral de Notre-Dame não é uma opção. A força da água lançada de um avião Canadair, por exemplo, poderia provocar danos irreparáveis, segundo o ​​​​​​​Le Monde.

"Poderia provocar a derrocada integral da estrutura", acrescenta o Le Figaro, citando a Direção da Segurança Civil.

O incêndio começou cerca das 18.50 francesas (uma hora menos em Portugal continental) e têm sido muitos os que se têm perguntado por que tem demorado a resposta e por que não foram mobilizados meios aéreos no seu combate. O próprio presidente dos Estados Unidos lançou essa hipótese no Twitter. "Talvez aviões cisterna pudessem ser usados para apagar", escreveu Donall Trump.


Donald J. Trump
@realDonaldTrump
 So horrible to watch the massive fire at Notre Dame Cathedral in Paris. Perhaps flying water tankers could be used to put it out. Must act quickly!

173K
7:39 PM - Apr 15, 2019
Twitter Ads info and privacy
97.6K people are talking about this

A hipótese, porém, não era viável, segundo as autoridades francesas. Um avião como os Canadair lança seis toneladas de água a grande velocidade. Existe o perigo de ferir as pessoas nas imediações da catedral e, por esta mesma razão, o uso de meios aéreos não é comum em incêndios urbanos.

A decisão última cabe sempre aos bombeiros, e neste caso, como refere o Le Monde, o responsável último por qualquer estrago seria sempre o piloto do avião.

Pedra poderia absorver a humidade
Por outro lado, a água poderia, aliás, causar uma catástrofe ainda maior do que o fogo, disse ao El Pais Ribero Blanco, subdiretor do Instituto do Património de Espanha.

A pedra pode absorver a humidade, o que aumenta o peso e poderia fazer o ruir o conjunto, disse o mesmo especialista lembrando o caso da Catedral de León, que ardeu em 1966. "O canteiro chamou a atenção, evitou-se molhar a pedra e a catedral salvou-se".

"É preferível deixar arder a madeira e a ardósia", notou Ribera Blanco, explicando que a pedra absorve a humidade, aumenta o peso e podia fazer ruir a catedral.

400 bombeiros mobilizados
Cerca de 400 bombeiros foram mobilizados no combate ao fogo.

"A largada de água por avião sobre este tipo de edifícios poderia, com efeito, contribuir para a derrocada integral da estrutura", disse, via Twitter, a Sécurité Civile.

As chamas lavram há três horas e o pináculo ruiu.

É um "fogo difícil", disseram os bombeiros à AFP.

Sem comentários: