terça-feira, 2 de abril de 2019

Zombis del Tajo... #NOALTRASVASE




A gestão da preciosa água na Península Ibérica num contexto cada vez mais grave de alterações climáticas, de subida da temperatura e de aumento dos fenómenos climatéricos extremos, com longos períodos de seca, que contribuem para reduzir o caudal do Tejo, vai levar inevitávelmente a grandes tensões entre Portugal e Espanha
Uma “guerra” Espanha-Portugal
(…) “Patricia Moreno autarca de Aranjuez diz “haver uma guerra da água em Espanha”, entre os municípios afectados pelo transvase e Múrcia. “Uma guerra onde há interesses económicos muito poderosos, com muito dinheiro. Há gente a ganhar muito dinheiro nesta guerra da água, a fazer negócio com ela. Já há casos de corrupção a serem julgados ligados ao negócio da água. Por trás deste transvase há muito dinheiro e muito dinheiro oculto.”
A autarca diz ainda não ter dúvidas que “Portugal também vai sentir os efeitos nefastos do transvase”. “Se é que não está já a sentir.”
(…) “Manuel Ganãn, presidente da Assembleia de Defesa do Tejo Aranjuez também  fala de uma guerra da água, mas vai mais longe. “A guerra hoje é em Espanha, mas não duvides, um dia, quando houver ainda menos água aqui, a guerra vai ser entre Portugal e Espanha. Acreditas que Espanha vai deixar passar para Portugal a água que passa hoje, se precisar urgentemente dela? Só um tolo pensaria tal. Preparem-se, os portugueses também vão sofrer o que nós estamos a sofrer”, acrescenta em jeito de aviso.”
(…) “Ainda no final de setembro ( 2017) , andava o governo espanhol a braços com a crise da Catalunha, e pela calada de uma sexta-feira à noite - e durante toda a madrugada até à manhã de sábado -, a CHT autorizou um transvase encapotado de água do Tejo para o Levante espanhol. Desde maio que não se autorizam transferências de água da cabeceira do Tejo para a bacia do Segura porque o nível das barragens (231 hectómetros cúbicos) está bem abaixo do limite estabelecido como mínimo (368 hectómetros cúbicos). E, mesmo assim, a água lá foi para os campos do sul.”

OVOODOCORVO

Sem comentários: