Quando a porta da velha loja da Baixa
se fechou, Walter abriu outra ao lado
Walter Costa já tinha sido tudo
dentro daquela loja lisboeta: moço de recados, funcionário de armazém e balcão.
Aos 49 anos, só lhe faltava ser gerente. Foi para esse sonho que se
"atirou", quando a Tavares - Panos fechou e o antigo funcionário
abriu a loja que lhe dá continuidade, na porta ao lado.
MARGARIDA DAVID CARDOSO 1 de Maio de 2017, 8:52
Todos os dias, durante sete meses, Walter Costa chegava às
9h e saía às 17h para trabalhar numa loja que já não existia. Fazia o horário
do costume, o percurso habitual de casa até à baixa de Lisboa para se deparar
com a porta fechada e, mais tarde, com uma loja diferente em substituição
daquela onde trabalhou 27 anos. Mas este é dele.
Era funcionário da Tavares — Panos, a casa de tecidos que
ocupava os números 61 ao 71 da Rua dos Fanqueiros. A Casa dos Panos, como era
conhecida, tinha as portas abertas há 243 anos e “um rol de clientes”. Quando
fechou, Walter teve de correr contra o tempo, o esquecimento, a concorrência.
Era por isso que todas as manhãs acordava à mesma hora e ia para a mesma rua
informar quem procurava a Casa dos Panos que esta tinha fechado mas que o
funcionário se preparava para abrir uma nova, mesmo na porta ao lado.
Assim é há mais de um mês. No número 69 dos Fanqueiros,
Walter abriu a 25 de Maio a Panos & Linhos e não há forma de a dissociar da
antiga Casa dos Panos. “Afinal, sou um dos rostos da loja”, como disse em
Outubro ao PÚBLICO. Uma boa parte dos clientes também o achava, foi por isso
que lhe “plantaram na cabeça a ideia de ressuscitar a loja”.
Esta é uma loja nova. Não há dúvidas ao entrar e ver a
parede branca e o balcão de madeira sem qualquer marca. Ainda cheira à madeira
das estantes e das prateleiras, onde há espaço entre as toalhas, os rolos de
panos de lençol e os de linho. Walter vai “abastecendo a loja” como pode.
Um mês depois da abertura, ainda não deu conta da mudança a
tantos clientes quanto queria. Ainda anda às voltas com as dezenas de pequenas
folhas onde gravou, nos últimos dias da antiga loja, os nomes e os contactos de
amigos, de conhecidos, de clientes ocasionais que quer convidar para o novo
espaço. “Quero dizer às pessoas que afinal a Casa dos Panos não morreu”.
— E olhe que ela mantem-se graças a Deus, diz uma cliente.
Acaba por entrar por reconhecer o homem por detrás do balcão.
Este é um trunfo, para Walter, “impagável”. Tem “sérias
dúvidas que o negócio aguentasse sair” das barbas do antigo negócio. Por isso é
que andou aqueles meses “a ver se apanhava os clientes”, a informar, “a dizer
bom dia, nem que fosse”.
Esperava, por essa altura, que o Instituto do Emprego e
Formação Profissional (IEFP) aprovasse a sua candidatura ao projecto “Criação
do próprio posto de trabalho”. Foi através deste programa de apoio à criação de
emprego que conseguiu recorrer ao micro crédito para abrir portas. Ele, que
queria abrir logo em Setembro, corria contra o esquecimento da antiga loja.
Foram sete meses parados, desde que garantiu o espaço e
começou a pagar a renda. Apesar de estar sempre ali, a loja estava fechada e
cada dia era de gastos sem retorno. Agora é “muito cedo para dizer como está a
correr”. “Tenho condições para aguentar cinco, seis meses. Depois quem sabe?”
“Há muito que se pergunta se isto ainda é coisa que se
venda?"
Nas portas ao lado, em duas janelas, ainda há letras
coladas: "Tavares", lê-se numa, "José, Ribeiro & Tavares
Lda", noutra. Walter entrou ali com 21 anos, para ser moço de recados.
Subiu na hierarquia “da forma tradicional”, do armazém para o balcão. Aos 49
anos, só lhe faltava ser gerente.
Ficar com a antiga loja ainda foi uma opção, mas os valores
“estavam fora da [sua] órbita”. Acabou por fechar para uma loja de produtos
turísticos lhe tomasse o seu lugar. A quebra das vendas — como de todo o sector
— já era famosa e um aumento “brutal” da renda que se vinha anunciando carimbou
a sentença.
O dono da antiga joalharia que ali existia foi o seu
“primeiro anjo”. Cedeu a Walter o espaço quase gratuitamente, “só para não
dizer que é à borla”. O proprietário fez questão que ali ficasse uma loja
tradicional quando a dele saísse, é o que Walter acredita. A palavra foi dada,
apertaram as mãos e assinaram o contrato depois.
Não faltaram palavras dadas (e cumpridas) e ajudas de
amigos. Nos meses de obras, que Walter estava a fazer com a ajuda de
familiares, um amigo passou a acompanhá-lo. Todos os fins-de-semana, das 7h às
20h, o ofício era “cumprido religiosamente”. Quando teve aprovação do centro de
emprego, as obras já estavam prontas e as portas não tardaram a abrir.
Agora, de portas abertas, escalam os desafios à frente.
Panos para lençóis, linhos, melinhos, bordados e rendas, adamascados para
quadrilés e ponto de cruz: “Há muito que se pergunta se isto ainda é coisa que
se venda”, admite, mas deixou de ter dúvidas ainda na antiga loja. “Os clientes
existem. Claro que não é como antigamente quando éramos sete funcionários na
loja, mas está a voltar o nicho que quer coisas à medida”, acredita Walter
Costa.
O segredo é adaptar o negócio, sem deixar de o ter. Quer ter
uma máquina de costura dentro da loja, e aprender a costurar, para baixar os
custos da confecção. Os cursos de costura e workshops estão nos seus planos e a
loja online anuncia-se para breve. “Se eu saltei de paraquedas, porque não
fazer o voo durar mais um bocado?”, questiona.
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