sexta-feira, 26 de maio de 2017

Portugal vai sofrer ‘mega seca’ de 15 anos, dizem cientistas


Portugal vai sofrer ‘mega seca’ de 15 anos, dizem cientistas

Um estudo publicado no Jornal Internacional de Climatologia defende que as principais bacias hidrográficas da Península Ibérica vão secar, durante o maior período até agora registado.
Os investigadores examinaram as três principais bacias hidrográficas da Península Ibérica: o Tejo, o Douro e o Guadiana, e as conclusões são assustadoras.  A partir do ano de 2100, Portugal e Espanha podem enfrentar um período de seca de 15 anos.

Cátia Borrego
 Ontem 15:26

Este é um alerta de cientistas que publicaram um estudo, onde se baseiam em modelos climáticos que simularam com precisão situações semelhantes, em anos anteriores.

Desde 1940 Portugal já registou oito grandes secas, sendo que o período mais intenso prolongou-se de 2004 a 2006.

Já o país vizinho registou três duras secas. A última verificou-se entre 1990 a 1995 e foi o período que afetou a maior área de Espanha. Nestes cinco anos houve uma queda de 30% de chuvas. No entanto, nos últimos anos também já se verificaram períodos de seca, de menor duração.


“Todos os modelos projetam uma intensificação das condições de seca para o Douro, Tejo e Guadiana”, escreve o Jornal Internacional de Climatologia.

Sem comentários: