Governo estima que novo terminal de
cruzeiros de Lisboa seja inaugurado “este verão”
15/5/2017, 23:47
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estimou que a obra do
novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, termine em junho e que
a infraestrutura possa ser inaugurada "este verão".
A 10 anos, o Governo estima um crescimento que deverá ser de
“475%”.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estimou equesta
segunda-feira a obra do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, em
Lisboa, termine em junho e que a infraestrutura possa ser inaugurada “este
Verão”.
“Eu espero que, de facto, até ao final de junho a obra
esteja concluída e que a possamos inaugurar, como era previsto, este Verão
ainda”, disse a ministra à agência Lusa no final do seminário “Porto de Lisboa
– desafios e afirmação”, que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, na
capital.
Questionada sobre declarações anteriores, proferidas em
março, nas quais apontou a entrada em funcionamento do terminal para “o mais
tardar em maio”, a governante justificou o atraso com as condições climatéricas
adversas que se fizeram sentir em Lisboa.
A indicação que tínhamos até essa altura, em que foi
anunciado, é que a conclusão da obra seria até finais de maio deste ano. Por
causa das chuvas e de alterações imprevistas da meteorologia, houve algumas
atividades que não puderam ser concretizadas nas datas esperadas”, explicou à
Lusa.
Ana Paula Vitorino aproveitou para salientar que,
“entretanto, não tem sido por isso que tem ficado parado o tráfego de
cruzeiros”, existindo mesmo um “crescimento absolutamente fabuloso” deste.
“Mais de 70% é de facto um valor significativo”, acentuou.
Em termos numéricos, o Governo espera “345 escalas e 525 mil
passageiros” este ano, o que constitui “um ano de sucesso para a atividade de
cruzeiros no Porto de Lisboa”. “O Porto de Lisboa não é só um porto de carga, é
também um porto de cruzeiros e cada vez se afirma mais nesse segmento de
mercado”, referiu a ministra no encerramento do seminário promovido pela
Comunidade Portuária de Lisboa.
A 10 anos, o Governo estima um crescimento que deverá ser de
“475%”. “Tem havido um crescimento constante ao longo dos últimos tempos, por
isso, acredito que essa estimativa, que está no planeamento para 10 anos, que
se vai cumprir”, advogou.
Considerando que atualmente é possível “a entrada e saída de
passageiros”, a ministra observou que o novo terminal difere das atuais
infraestruturas, pois “permite fazer outro tipo de serviço” e aumentar a
qualidade. Isto deriva de o novo terminal estar projetado como “uma
infraestrutura moderna, que impulsionará o crescimento do mercado de cruzeiros
em Lisboa e no país e que vai aumentar fortemente a capacidade de movimentação
de passageiros, de 500 mil para 800 mil por ano, o que significa uma melhoria
da qualidade de serviço”, apontou a governante.
“Do ponto de vista funcional e operacional, terá maior capacidade
de dar conforto e de atrair novos passageiros com outro tipo de escalas e irá
dotar Lisboa de uma oferta de excelência ao nível internacional”, vincou Ana
Paula Vitorino.
Too many tourists? Amsterdam to move
cruise terminal Business
November 3, 2016 http://www.dutchnews.nl/news/archives/2016/11/too-many-tourists-amsterdam-to-move-cruise-terminal/
Amsterdam’s cruise ship terminal will have to move from its
current location close to Amsterdam central station in the IJ, city alderman
Kajsa Ollongren said on Thursday. ‘The pressure placed on the city by tourists
is too great. We have to get a better grip on the situation and moving the PTA
will be unavoidable,’ the Financieele Dagblad quoted her as saying. Ollongren
said there were various locations suitable for a new terminal. ‘It will be in a
westerly direction, such as towards Zaanstad,’ she said. PTA director René
Kouwenberg said he was disappointed at the news. ‘Cruise ship visits are
important for Amsterdam and the fact that the ships can come right into the
city is one of the reasons it is so popular among passengers and cruise
companies.’ Limited impact Last year, 134 large cruise ships came to Amsterdam,
up eight on 2014. The PTA was already looking into a possible second location
to cope with future growth. However, moving the PTA will only have a limited
impact on tourist numbers, Kouwenberg said, adding that tourists will want to
come to the city centre, however they arrive. ‘Cruise ship passengers account
for just 2% of the city’s tourists, and half of them go to other places, such
as Volendam,’ he said. While the most important motive for moving the terminal
was the impact of tourism, the debate about a permanent crossing over the IJ is
also ongoing, Ollongren said. There is growing support for the building of a
bridge over the waterway, which would make the cruise terminal inaccessible.
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