A partir de Janeiro de 2015, os veículos anteriores a 2000 deixamd e poder circular na Baixa de Lisboa |
Novas restrições à circulação na
Baixa avançam em 2015 mas táxis continuam a ser excepção
INÊS BOAVENTURA
28/10/2014 - PÚBLICO
A Polícia Municipal de Lisboa instaurou 295 autos, entre Fevereiro de 2012
e Setembro de 2014, a
quem circulava indevidamente na Zona de Emissões Reduzidas.
A partir de Janeiro de 2015,
os veículos anteriores a 2000 deixamd e poder circular na Baixa de Lisboa
Afinal só a
partir de Janeiro de 2015, e não de Novembro deste ano como chegou a estar
previsto, é que os veículos anteriores a 2000 vão deixar de poder circular na
Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa. Esta restrição só será aplicada aos
táxis a partir de Julho de 2017.
Segundo a
proposta que vai ser discutida esta quarta-feira em reunião da Câmara de
Lisboa, e que está assinada pelo seu presidente, aquela que será a terceira
fase da criação da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) entra em vigor a 15 de
Janeiro do próximo ano.
A partir dessa
data, os pesados e ligeiros anteriores a 2000 não poderão transitar na zona
delimitada pela Rua Alexandre Herculano e pela Praça do Comércio (a chamada
Zona 1 da ZER), entre as 7h e as 21h dos dias úteis. O atravessamento dessa
área através da Rua das Pretas e da Praça da Alegria e da Rua da Conceição
continuará a ser possível, “como ligações entre colinas”.
Também a 15 de
Janeiro do próximo ano, os veículos construídos antes de 1996 deixarão de poder
circular na zona delimitada pela Avenida de Ceuta, Avenida das Forças Armadas e
Avenida dos Estados Unidos da América (a chamada Zona 2 da ZER), aos dias
úteis, no período horário já referido.
A lista de
excepções a estas novas restrições, que o director municipal de mobilidade e
transportes da Câmara de Lisboa disse recentemente que esperava que pudessem
entrar em vigor já no próximo mês de Novembro, é longa, incluindo veículos de
emergência e de pessoas com mobilidade condicionada, históricos, pertencentes a
residentes em Lisboa, a gás natural, GPL e motociclos, de polícia, militares,
de transporte de presos e blindados de transporte de valores.
Também os táxis
continuarão a ter um tratamento diferenciado: a partir de Julho de 2015 os
veículos de transporte de passageiros anteriores a 1992 não poderão circular
tanto na Zona 1 como na Zona 2 e um ano depois os que tiverem sido construídos
até 1996 deixarão de poder transitar na Avenida de Liberdade e na Baixa.
Só em Julho de
2017 é que os táxis passarão a estar sujeitos às mesmas restrições que vão ser
impostas aos veículos ligeiros e pesados já no próximo ano. Porquê? “Devido às
dificuldades que alguns profissionais do sector de transporte em táxi têm vindo
a manifestar relativamente à aquisição de veículos de matrícula mais recente”,
justifica o presidente da Câmara de Lisboa na proposta que vai ser discutida
esta quarta-feira. Quando a primeira fase da ZER foi concretizada, em Julho de
2011, aquilo que estava previsto era que os transportes públicos beneficiassem
de uma moratória de seis meses.
Na proposta que
assina, António Costa sublinha que as duas primeiras fases da ZER permitiram
atingir “resultados francamente positivos para o ambiente”, mas admite que os
valores alcançados nalguns indicadores “ainda excedem os limites máximos
estabelecidos pela União Europeia”.
Somando a essa
realidade o facto de o tráfego automóvel ser “a principal causa de degradação
da qualidade do ar na cidade”, o autarca entende que “continua a justificar-se
a implementação de novas etapas, (...), designadamente a terceira fase da
ZER”.
Segundo Francisco
Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa,
as restrições que vão ser introduzidas em 2015 permitirão que na Avenida da
Liberdade e na Baixa se evitem 30% das emissões anuais de partículas inaláveis
(PM10) e 22% das de dióxido de azoto (NO2). Já na Zona 2, a previsão do investigador,
que coordenou um estudo sobre o assunto para a Câmara de Lisboa, é que as
primeiras caiam 74% e as segundas 19%.
Polícia Municipal
instaurou 295 autos
A Polícia
Municipal de Lisboa instaurou, entre Fevereiro de 2012 e Setembro de 2014, 295
autos a condutores que desrespeitaram as regras de circulação na Zona de
Emissões Reduzidas (ZER).
Segundo dados
transmitidos ao PÚBLICO pelo comandante desta força policial, foi em 2012 que
foram levantados mais autos, num total de 202, com especial incidência nos
meses de Julho (47), Agosto (38) e Maio (29). No ano seguinte esse número caiu
para 50, sendo que Setembro (11) e Agosto (oito) foram os meses com mais casos
registados. Entre Janeiro e Setembro de 2014 foram instaurados 43 autos, 17 dos
quais em Julho.
Questionado sobre
os locais em que foram detectadas as situações de infracção, o comandante da
Polícia Municipal elencou 16 locais, entre os quais Praça D. Pedro IV, Avenida
da Liberdade, Avenida Infante D. Henrique, Praça do Comércio e Cais do Sodré.
Em declarações
anteriores, André Gomes disse que cada coima por violação das regras de
circulação na ZER tem um valor de 24 euros e sublinhou que “é muito difícil
fazer a detecção de matrículas uma a uma” e que esse processo será muito
facilitado quando for introduzido um sistema electrónico de leitura de
matrículas.
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