domingo, 19 de outubro de 2014

Espanha. Escândalo financeiro atinge Caja Madrid e Bankia


Espanha. Escândalo financeiro atinge Caja Madrid e Bankia
Por Francisco Castelo Branco
publicado em 18 Out 2014 in (jornal) i online
Os últimos presidentes da entidade bancária são visados pela justiça por utilizarem cartões de crédito de forma ilimitada

O juiz do caso Bankia, Fernando Andreu, determinou ontem uma fiança de 19 milhões de euros aos ex-presidentes da Caja Madrid, Miguel Blesa e Rodrigo Rato. De acordo com fontes ligadas ao processo, os dois estão acusados de responsabilidade civil por causa de despesas que os antigos conselheiros do banco madrileno utilizaram de forma ilícita, através de cartões de crédito. De acordo com a imprensa espanhola, cada um deles deverá responder de forma proporcional pelo dinheiro gasto durante o período em que os dois primeiros estiveram à frente da entidade bancária. No despacho, o magistrado acusa Miguel Blesa e Rodrigo Rato de terem "consentido, aceitado e propiciado" fundos impróprios para a emissão e utilização adequada de cartões de crédito da Caja Madrid". Por seu lado, o instrutor do processo assegura que ambos utilizaram em proveito próprio os cartões que depois foram entregues a membros do conselho de administração, da comissão de controlo, conselheiros executivos e directores. Os dois homens fortes da Caja Madrid defenderam-se perante o juiz argumentando que os cartões de crédito eram "para uso pessoal", tendo negado qualquer responsabilidade na sua emissão. Nas declarações que efectuaram, Miguel Blesa e Rodrigo Rato revelaram que os valores gastos com os cartões eram uma retribuição concedida pela entidade bancária. Em relação a este aspecto, Miguel Blesa mostrou as actas da comissão de controlo que remontam a Maio de 1998 e em que se prova esta forma de pagamento como "uma compensação pelos gastos para o exercício dos conselheiros". Blesa concluiu que se tratava "de uma prática institucionalizada e totalmente legal". Por sua vez, Rodrigo Rato garantiu que conhecia a existência dos cartões antes de chegar à presidência da instituição e que os mesmos lhe foram entregues pelo antigo director-geral da Caja Madrid e Bankia, Ildefonso Sánchez Barcoj.

82 COM CARTÕES DE CRÉDITO De acordo com o que foi publicado pelo diário "El País", Miguel Blesa gastou perto de 437 mil euros, mas entre 2003 e 2010 retirou das suas poupanças um valor acima dos 86 mil euros, tendo levantado num só dia nove mil euros para pagar alojamento no Hotel Ritz Madrid. Os pagamentos efectuados com este cartão não se ficam por aqui e incluem uma viagem perto dos 13 mil euros, bem como aquisição de jóias de luxo por um valor superior a seis mil euros. O outro membro da Caja Madrid envolvido neste processo carregou cerca de 44 mil euros na Caja Madrid e quase 55 mil no Bankia. Entre os quase dois mil euros de valores referenciados estão gastos em clubes nocturnos, festas particulares e bares.


O "El País" publicou também na sua edição de ontem uma lista com o nome das 82 pessoas que beneficiaram do cartão de crédito emitido pelo banco espanhol. Na lista divulgada estão membros da comissão de controlo da entidade, conselheiros nomeados pelo PP e pelo PSOE, e alguns directores de vários departamentos, bem como os dois presidentes mais recentes.

Sem comentários: