terça-feira, 27 de maio de 2014

Maria José Nogueira Pinto homenageada na Ribeira das Naus

Maria José Nogueira Pinto merecia enquadramento arquitectónico de muito maior qualidade de que “este apeadeiro de autocarro” nesta “paragem” da Memória e tendo como “destino” a Eternidade ...  

Também, não esquecer de como a vontade e intenção de candidatar a Baixa a Património Mundial foi arrumada na gaveta por Manuel Salgado, como demasiado rigorosa e exigente para as suas verdadeiras intenções e estratégia, agora nítidamente vísiveis na total Gentrificação Especulativa da Baixa Pombalina.

“Logo a seguir, o autarca anunciou a sua disponibilidade à liderança do PS”

António Sérgio Rosa de Carvalho

Maria José Nogueira Pinto homenageada na Ribeira das Naus
Deputada pelo CDS-PP e vereadora da Câmara de Lisboa, a autarca impulsionou a revitalização da Baixa lisboeta
in PÚBLICO

O monumento de homenagem a Maria José Nogueira Pinto foi inaugurado ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, na Ribeira das Naus. Da autoria de Rui Sanches, o monumento é uma casa por concluir, com uma janela com vista sobre o Tejo, símbolo da obra inacabada da antiga vereadora da CML e da sua paixão pelo serviço público e pela cidade.
Maria José Nogueira Pinto, conhecida entre os amigos como “Zezinha”, é descrita como uma mulher que amava acima de tudo Lisboa e o serviço público. Proponente da revitalização da Baixa da cidade — ainda hoje incompleto —, trabalhou incansavelmente para transformar a zona do Chiado, Terreiro do Paço, Bairro Alto e Cais do Sodré num espaço renovado. Até à sua morte em 2011, devido a um cancro no pâncreas, continuou a escrever para o Diário de Notícias, onde era cronista, e a exercer as suas funções como autarca e comentadora da SIC Notícias enquanto a doença o permitiu.
“Acho que descobri a política — como amor da cidade e do seu bem — em casa”, lê-se no monumento, ao lado de um baixo-relevo do rosto em perfil da autarca. Em sua honra foi também criado o prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, atribuído pela primeira vez no ano passado ao projecto Sobre R@das da Associação de Defesa do Património de Mértola, que leva apoio a idosos isolados na planície alentejana.
Militante de partidos da direita, primeiro pelo CDS-PP e depois pelo PSD, e uma católica fervorosa, Maria José Nogueira Pinto é descrita pelo marido, Jaime Nogueira Pinto, como uma mulher de fortes ideais e valores que sempre estudou as consequências antes de avançar com um projecto, uma “menina aplicada” e um “exemplo de amor à comunidade”. Tinha uma “paixão lúcida pelo serviço público” e nunca, diz o marido, se viu medo nela, só pelos outros, fosse na morte, na doença, derrota ou humilhação.
Nogueira Pinto espera que o monumento e o seu exemplo sirvam para iluminar o caminho de outros.
Sobre a obra, Rui Sanches afirma que tem duas vertentes, uma ligada à cidade e ao amor da construção pelo espaço público, e outra tentando reflectir o carácter de Maria José Nogueira Pinto, uma pessoa que descreve como “conservadora e filosoficamente idealista”, apesar de só a conhecer por escritos e histórias de amigos. É isso que pretendeu transmitir através das linhas rectas, quase severas, da estrutura convidativamente inacabada, que espera vir a tornar-se um espaço público para que todos o possam disfrutar.

António Costa exaltou as virtudes da vereadora e afirmou que nunca esquecerá o último almoço que partilhou com ela, no qual sentiu a despedida que ela lhe vinha dar. Disse desejar que o espaço possa vir a inspirar mais pessoas a seguir o exemplo da ex-autarca. Logo a seguir, o autarca anunciou a sua disponibilidade à liderança do PS

Sem comentários: