segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Clima: ONU exorta indústria do carvão a mudar drasticamente.Global warming to blame for Midwest tornadoes and thunderstorms?


Clima: ONU exorta indústria do carvão a mudar drasticamente

A responsável das Nações Unidas pelo clima exortou hoje a indústria do carvão a fazer mudanças drásticas no sentido de reduzir as emissões que fazem aumentar o efeito de estufa.
Na 'cimeira do clima' que decorre em Varsóvia, Christiana Figueres apontou "o custo inaceitavelmente alto para a saúde humana e ambiental" da exploração de carvão.

"Estou aqui para dizer que o carvão tem que mudar rápida e dramaticamente, a bem de todos", declarou.

A Agência Internacional de Energia afirmou que a utilização de carvão na indústria e produção de energia foi responsável por 44 por cento das emissões de dióxido de carbono em 2011, a maior parcela, e continua a ser a principal fonte mundial de calor e electricidade.

Ao mesmo tempo que a ONU debate as alterações climáticas, a indústria do carvão promoveu também um encontro em Varsóvia, que acabou por motivar um protesto de activistas que criticaram o que entendem como apoio da Polónia, ao acolher os representantes da indústria.

O organizador, a Associação Mundial do Carvão, afirmou que o seu encontro não visa afastar a atenção das negociações promovidas pelas Nações Unidas.

O seu principal responsável, Milton Catelin afirmou que a indústria aceita que a queima de carvão contribui para o aquecimento global e que é necessária nova tecnologia.

"Qualquer solução para o aquecimento global tem que passar pelo carvão, que é necessário para alimentar o crescimento económico e a redução da pobreza", afirmou à agência France Presse.

Catelin apontou que "se o carvão fornece 40 por cento da electricidade que é consumida, não se pode mudar para as energias renováveis de um dia para o outro, é um processo que levará décadas".


Lusa/SOL


Global warming to blame for Midwest tornadoes and thunderstorms?
Global warming has been blamed for dozens of devastating tornadoes and thunderstorms that ravaged America’s Midwest this weekend.

Former United Nations adviser and economist Jeffrey Sachs tweeted out Sunday night that the severe storms that hit Illinois on Sunday were the result of human-induced global warming.

Weather tragedy in Illinois. Research shows human-induced warming is likely to lead to more severe thunderstorms. http://t.co/aHLJZqi8ji
— Jeffrey D. Sachs (@JeffDSachs) November 18, 2013
Today’s tornadoes in Illinois were very uncommon in number and severity for the month of November. Not unprecedented, but very uncommon.
— Jeffrey D. Sachs (@JeffDSachs) November 18, 2013
Sachs, now the director of the Earth Institute at Columbia University, also said that Typhoon Haiyan, which ravaged the Philippines earlier this month, was partly caused by energy policies. He tweeted out that fossil fuel companies and climate deniers had “blood on their hands.”

Sem comentários: