quarta-feira, 27 de novembro de 2013

BE pede reabertura do proceso de classificação do cinema Odéon, em Lisboa


BE pede reabertura do proceso de classificação do cinema Odéon, em Lisboa

No mesmo dia em que foi entregue uma petição no Parlamento em defesa do antigo cinema, o BE defendeu a necessidade de lhe atribuir uma protecção legal.
O Bloco de Esquerda apresentou nesta quarta-feira um projecto de resolução para a reabertura do processo de classificação do Cinema Odéon, em Lisboa, como imóvel de interesse público, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGCP).
"A estrutura arquitectónica do Cinema Odéon constitui um verdadeiro património cultural da cidade de Lisboa", escreve o Bloco de Esquerda (BE), no comunicado emq ue anuncia a iniciativa. "Apesar das intervenções e acções de vandalismo a que foi sujeito, o conjunto da sala com 84 anos forma um exemplar assinalável", além de "ser o último do género existente em Portugal".
Em causa está uma sala de cinema inaugurada em 1927, num edifício Art Deco, que acolheu filmes do cinema mudo e sonoro e outros espetáculos, nomeadamente de teatro radiofónico. O BE lembra que, "neste momento, não existe nenhuma classificação municipal do cinema ou outro tipo de protecção da sua qualidade arquitectónica e cultural ímpar", mantendo-se apenas inserido no "perímetro de classificação do conjunto da avenida da Liberdade como de Interesse Público".
O comunicado refere ainda que o processo inicial de classificação do imóvel, da responsabilidade do antigo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), entretanto integrado na actual DGCP, "caducou em 31 de Dezembro de 2011, indo contra a recomendação aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa, em Setembro de 2010, que obrigava a tutela a garantir a protecção e classificação" do cinema.
"A degradação progressiva do Cinema Odéon é uma perda irreparável para a cidade, à semelhança do que já aconteceu a outras salas igualmente icónicas de Lisboa", lembra o BE. O projecto de resolução foi apresentado nesta quarta-feira, o dia em que o movimento cívico Fórum Cidadania Lx entregou, na Assembleia da República, uma petição pública em defesa do antigo cinema.
A petição foi lançada em 2011 e reúne mais de dez mil assinaturas. Os peticionários apelam ao poder político e autárquico para que "encontre uma solução para o Cinema Odéon que dignifique a cidade, o país e o património".
A petição lembra que o espaço está em vias de ser transformado num centro comercial, com estacionamento subterrâneo para automóveis, "tornando assim irreversível a não reutilização do Odéon enquanto cinema ou teatro".
O BE considera o centro comercial com estacionamento uma opção "profundamente errada, tanto no que respeita à memória e património cultural, quanto às necessidades da população".

O vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, questionado pela Lusa sobre o edifício do cinema, disse, por seu lado, que "não há nenhum projecto aprovado para o Odéon", mas sim um "Pedido de Informação Prévia", que não é o mesmo que um licenciamento. Por isso, concluiu, "sem aprovação" da Câmara de Lisboa, "não pode haver demolição".

Sem comentários: