sexta-feira, 29 de março de 2013

Câmara quer fiscalização automática de carros antigos.

"Nunes da Silva diz que na base da decisão de instalar o sistema automático de detecção de matrículas anteriores a 1992 está a "falta de meios da PSP" para assegurar a fiscalização dos veículos."
Apoiado !
O Voo do Corvo apoia todas as medidas necessárias para o controle e limitação da Grave Poluição Atmosférica no Centro de Lisboa.
António Sérgio Rosa de Carvalho.




Câmara quer fiscalização automática de carros antigos
Por Público/ Local
 29/03/2013

Autarquia aguarda autorização para montar câmaras destinadas a identificar veículos anteriores a 1992

A Câmara de Lisboa quer instalar um sistema automático de detecção de matrículas anteriores a 1992 nas Zonas de Emissão Reduzida (ZER) para tornar mais eficaz a fiscalização dos veículos poluidores, disse ontem o vereador da Mobilidade.
"É um sistema idêntico ao que existe nas ex-Scut (vias sem custos para o utilizador), sendo que as câmaras serão incluídas nos semáforos, em vez de se montarem pórticos, e verificam se as matrículas dos carros respeitam ou não as normas", disse Fernando Nunes da Silva à agência Lusa.
A circulação de veículos anteriores a 1992 foi proibida faz agora um ano nas áreas delimitadas pela Av. de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Av. das Forças Armadas e Av. Estados Unidos da América. Estes veículos já estavam impedidos de circular entre a Baixa e a Av. da Liberdade, desde Julho de 2011, com o objectivo de reduzir os níveis de poluição. Entretanto, a autarquia alargou a restrição entre a Baixa e a Av. da Liberdade aos veículos anteriores a 1996.
Para a aquisição e instalação do futuro sistema de fiscalização, a Câmara está a aguardar a aprovação da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que se tem oposto à utilização de câmaras para controlo de tráfego já montadas pela autarquia em alguns locais da cidade.
Nunes da Silva diz que na base da decisão de instalar o sistema automático de detecção de matrículas anteriores a 1992 está a "falta de meios da PSP" para assegurar a fiscalização dos veículos.
"A fiscalização não tem sido minimamente eficaz", disse o vereador, acrescentando que o comando metropolitano da PSP "não tem capacidade de resposta para uma área tão grande".
A fiscalização da zona entre a Baixa e a Avenida da Liberdade é assegurada pela Polícia Municipal, enquanto as restantes zonas são fiscalizadas pela PSP. Para exemplificar, indicou que no último trimestre de 2012, a PSP fez uma única contra-ordenação. O vereador espera ter o novo sistema a funcionar no dia 1 de Julho.



Sem comentários: