terça-feira, 12 de março de 2013

PSD prefere “privatização” de empresas de transporte em Lisboa.

“Visto como o principal opositor de Costa à Câmara de Lisboa, Seara - que continua sem se apresentar como candidato oficial a Lisboa, apesar de contar com o apoio formal do PSD e do CDS - recusa comentar o tópico da gestão dos transportes na capital.”




PSD prefere “privatização” de empresas de transporte em Lisboa
Por Pedro Rainho, publicado em 12 Mar 2013 in (jornal) i online

Concelhia opõe-se a modelo defendido por António Costa e quer câmara da capital afastada da gestão dos transportes

O PSD/Lisboa rejeita a pretensão de ver “municipalizada” a gestão das empresas de transportes a operar na capital - recuperada pelo presidente da autarquia, António Costa, no fim-de--semana - e deixa críticas ao socialista. O possível candidato do PSD e do CDS à Câmara de Lisboa, Fernando Seara, opta por não comentar o assunto.
A ideia já não é nova. No final de 2011, António Costa tinha sublinhado que o PS “sempre defendeu a municipalização do sistema de transportes”. Este domingo, num debate organizado pela Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, o autarca subiu a parada ao dizer que “a grande batalha da Câmara Municipal de Lisboa, neste e no próximo mandato, é um novo modelo de gestão do transporte público na cidade”, nomeadamente no que diz respeito ao Metro e à Carris.
O autarca explicou que “esse novo modelo implica a definição de responsabilidades, quer na definição das redes, quer na gestão das empresas, quer no financiamento do sistema, porque quem quer mandar tem de pagar”. Ponto central - numa batalha a que Costa quer dar o palco principal na campanha para as autárquicas do final deste ano - é que “o Estado não tem nenhuma base legal para assumir, em Lisboa, aquilo a que, por lei, só os municípios têm direito”, que é “serem concedentes da rede de transporte público”. “É o que está na lei das autarquias locais e é, aliás, assim, pelo menos em 306 municípios do país”, defende o socialista.
Visto como o principal opositor de Costa à Câmara de Lisboa, Seara - que continua sem se apresentar como candidato oficial a Lisboa, apesar de contar com o apoio formal do PSD e do CDS - recusa comentar o tópico da gestão dos transportes na capital. A posição oficial do PSD é deixada para Mauro Xavier, presidente da concelhia do partido de Lisboa, que assume que a posição do partido é mais a de uma preferência pela “privatização” absoluta dos transportes do que a “municipalização”.
À falta dessa opção, o dirigente social-democrata explica que o PSD é “a favor da co-gestão” das empresas de transportes e defende a integração de “representantes das autarquias nos órgãos de gestão”. Xavier sublinha, no entanto, que a gestão dos transportes de Lisboa “tem de ser feita de forma integrada” com outros municípios próximos da capital, porque “quem utiliza estes transportes não está apenas em Lisboa”.
Em todo o caso, o PSD considera que este “não é o timing certo” para a discussão e critica o presidente da Câmara de Lisboa por reavivar o tema. “É curioso que António Costa considere que as empresas estão todas de boa saúde financeira, já que no governo do PS não tomou uma posição” sobre o assunto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que absoluta palhaçada. Os transportes devem fazer parte duma gestão integrada com o controle de tráfego e claramente deve pertencer à autarquia na vertente carris/metro. António Costa está absolutamente certo; é uma lógica racional, demasiado importante para o novo urbanismo para estar refém de politiquices de meia tigela.