MANIFESTO
DEVOLVER O BATALHA AO PORTO
MANIFESTO DEVOLVER O BATALHA AO PORTO
.by FANTASPORTO - OPORTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Notes) on Wednesday, March 20, 2013 at 12:57am...
(O desejo de afirmação de uma cidade em volta de um edifício emblemático)
Compete ao Estado salvaguardar a
Cultura “enquanto património nacional material e imaterial,
sem tentações paternalistas”, pelo “prosseguimento
de políticas públicas específicas vocacionadas
para os distintos equipamentos culturais disponíveis”
e “através do fomento de iniciativas privadas que estimulem
a criatividade e a inovação nos mais diversos
sectores das indústrias e actividades culturais”.
Dr. Pedro Passos Coelho
Primeiro Ministro de Portugal
Lisboa, 8 de Maio de 2012
Porto. Cidade de Cultura. De Património Mundial para a Humanidade. De grandes arquitectos. De edifícios de referência nacional, em particular os vocacionados para as Artes. Entre esses, o Cinema Batalha, construído em 1947, celebrando a 3 de Junho o seu 65º aniversário e espaço incontornável para os cinéfilos, e não só.
Actualmente abandonado aos graffitis e, nos últimos tempos, a residentes incapazes de o devolver à cidade, agora não se pode perder tempo. Mais do que recuperar o Batalha, mais do que divagar sobre a sua arquitectura, as suas paredes e altos relevos, as lindíssimas escadarias e janelas sobre a Praça da Batalha, há que dar-lhe uma estratégia de trabalho que lhe permita viver e voltar a ser usufruído pelos portuenses. Não chega recordar toda a tradição e história deste Batalha, há que o tornar local de modernidade. E mesmo em tempo de grande crise económica, é a isso mesmo que a Cinema Novo se propõe – retomar, renovar e inventar um Batalha diferente e atractivo para os portuenses.
A Praça da Batalha não é a mesma de há 20 anos, nem a própria cidade do Porto. O edifício está implantado numa Praça, das mais belas da cidade, que é referência pela Igreja de Santo Ildefonso, concebida por Nasoni, pelo fabuloso edifício do Teatro S. João e onde a hotelaria de luxo assentou, reconhecendo o valor estratégico do local. Assim, não pode esta cidade – ou qualquer outra que se pretenda viva e produtiva – esquecer a modernidade e a inventividade. O seu importante património insubstituível, como é o caso do Batalha, tem de se apresentar com a mesma pujança cultural e de lazer das suas congéneres europeias. Até porque esta cidade está também a beneficiar da sua geografia privilegiada, tendo ainda sido considerada internacionalmente como “destino turístico de excelência”.
E os portuenses, de alma antiga e nobre, saberão honrar o esforço de quem, numa altura como a que vivemos, demonstrar o seu apoio ao empreendedorismo que nos diferencia de outros, tal como o demonstrado pela Cinema Novo, entidade que trabalha há cerca de 35 anos para este Porto de Cultura. Um Porto moderno de luz e alma, tal como a cidade se deixa ver e sentir de dentro do ainda incrivelmente moderno edifício do Cinema Batalha.
A Cinema Novo e a Empresa Neves & Pascaud orgulham-se assim desta parceria que vai iluminar o Porto. Contando com todos vós, para levar este projecto para a frente.
Viva o Porto!
Viva o Batalha!
Cinema Novo CRL
Sem comentários:
Enviar um comentário