sexta-feira, 15 de março de 2013

Greve da TAP ... consequências graves para a Economia e a Imagem / Credibilidade do País ...

Independentemente de todos os direitos e razões dos trabalhadores da TAP ... trata-se aqui de um elemento estratégico fundamental e indispensável para o desenvolvimento e credibilidade do País ... pois estamos a falar dos passageiros nacionais ... mas claro e também dos internacionais e turistas ... constituindo um paradoxo com a imagem turística e atractabilidade confirmada da cidade de Lisboa, do Porto e todo o resto do País ...
António Sérgio Rosa de Carvalho.

Cancelamentos na TAP chegam aos 30 mil


por Ana Serafim e Tânia Ferreira in Sol online Até ontem, a TAP já tinha registado 30 mil cancelamentos de reservas, avançou ao SOL fonte oficial da empresa de capitais públicos. E por cada dia de paragem, caso a greve venha a concretizar-se, a TAP diz somar perdas diárias de cinco milhões de euros. Contas feitas, poderá significar 15 milhões a menos nas contas da companhia, um valor quase equivalente ao lucro de 16 milhões de euros conseguido em 2012.

Ainda que digam compreender o direito à greve, as associações do sector do turismo vieram, em peso, apelar à desconvocação da iniciativa. A Associação da Hotelaria de Portugal confirmou também já estar a registar cancelamentos, prevendo que, se houver greve, os hotéis nacionais possam deixar de ganhar 22,5 milhões de euros.
Já a Confederação do Turismo Português apontou o «forte impacto negativo que este anúncio [de greve] terá na economia nacional e no sector do turismo em particular» e referindo os «milhares de viagens canceladas».
A Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens e Turismo defendeu, por seu lado, que o prazo para desconvocar a greve não deverá «estender-se além deste fim-de-semana, sob pena de ser inconsequente», porque, depois disso, já não será possível recuperar as perdas. E caso não se chegue a consenso, defende mesmo que o Governo avance para uma Requisição Civil – cenário que o próprio Executivo entende ser prematuro considerar, mas que não descarta caso não haja entendimento. E a associação da restauração (AHRESP) pediu «a maior brevidade» no cancelamento da greve.




Sem comentários: