quarta-feira, 13 de março de 2013

Angela Merkel condena salários "desmedidos" de altos executivos na Alemanha.

Angela Merkel condena salários "desmedidos" de altos executivos na Alemanha

Por Lusa in Público online
13/03/2013



Declarações surgem na sequência do referendo suiço que decidiu limitar ordenados dos gestores.

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou os salários e bónus "desmedidos" que recebem os altos executivos de algumas empresas alemãs e manifestou compreensão pelas críticas dos cidadãos a esses rendimentos excessivos.
"Não deve haver desmesura numa sociedade livre e social", diz Merkel em declarações publicadas nesta quarta-feira no jornal Freien Presse de Chemnitz, no leste da Alemanha, acrescentando que "lamentavelmente" não basta deixar a regulação dos salários nas mãos da economia livre.
A chanceler disse ainda "entender muito bem quando as pessoas se limitam a abanar a cabeça ao ver que alguns salários saem do normal e reclamam que isso acabe".
Apelou por isso a que o assunto seja discutido "a nível europeu", embora considere que na Alemanha, graças à participação dos trabalhadores nas decisões das empresas, a situação seja "diferente da de outros países".
Nesse sentido, considerou "muito bom" que a União Europeia trabalhe numa iniciativa para que os salários dos altos executivos sejam decididos, não só pelos conselhos de administração, mas também pelas assembleias de accionistas

Sem comentários: